Oficinas, cadastro e renovação das identidades artesanais, credenciamento, certificação de produtos, palestras e exposição e venda de peças nas 16 tipologias do artesanato cearense vão estar à disposição dos artesãos da região do Cariri, a partir desta segunda-feira, 22 de novembro. Brejo Santo, Missão Velha e Barbalha são os municípios contemplados pela iniciativa idealizada pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, que tem como objetivo levar a diversas regiões do Estado os atendimentos da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Aproximadamente 400 artesãos dos municípios de Aracati, Icapuí e Sobral já foram beneficiados pelos serviços da CeArt Itinerante, lançada em outubro.

“São as políticas desenvolvidas pelo Governo do Ceará para a promoção do artesanato cearense chegando ainda mais perto dos nossos artesãos e artesãs, grupos produtivos e associações. Estamos ampliando o atendimento e profissionalização dos artesãos e levando os serviços da CeArt ao interior do Estado como a emissão e renovação das carteiras, a curadoria e a venda dos produtos. Estamos com cinco espaços de comercialização em Fortaleza, além da loja online, e tem sido muito importante para dar visibilidade ao artesanato e ampliar as vendas dos artesãos da capital e do interior”, disse a primeira-dama Onélia Santana.

A região do Cariri é um dos principais polos de artesanato do Estado. “Durante cinco dias a CeArt levará até os artesãos os processos de cadastramento e renovação de identidade artesanal, consultoria e assessoramento para melhoria da qualidade artesanal, certificação de produtos artesanais, além do credenciamento de artesãos, pois estamos com edital aberto e prorrogado para aqueles que queíram fornecer para as lojas e participar dos eventos com apoio da CeArt”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato, Patrícia Liebmann.

Atualmente, o município de Brejo Santo, conta com 138 artesãos cadastrados na CeArt. No local, o crochê e o bordado são as técnicas artesanais mais desenvolvidas. Já em Missão Velha, a 535 km da capital cearense, são 63 artesãos e uma associação. O trançado na fibra de bananeira e a argila predominam entre os artesãos. Em Barbalha, a 504 km, são 373 artesãos e uma associação. O crochê e a fibra da bananeira são as principais tipologias do artesanato local.

Por meio da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos e a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas. Já o credenciamento permite que o artesão seja um fornecedor de peças para uma das cinco lojas físicas da CeArt e loja online, além de participar de eventos e feiras com apoio da Central. O edital para credenciamento está aberto até 10 de dezembro para artesãos e entidades artesanais com cadastro em dia.

No total, aproximadamente, 35 mil artesãos e/ou entidades artesanais estão cadastrados e 86 entidades artesanais ativas na Central de Artesanato do Ceará. De 2015 a setembro de 2021, 28.415 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 391.123 peças artesanais, movimentando mais de R$ 12 milhões em vendas.

Projeto CeArt Itinerante
Brejo Santo
Segunda-feira, 22 de novembro – Das 9h às 18h
Local: Praça Dionísio Rocha de Lucena

Missão Velha
Terça-feira, 23 de novembro – Das 16h às 19h
Quarta-feira, 24 de novembro – Das 9h às 11h
Local: Rua José Leite Landim Júnior, Centro – próximo à praça da Prefeitura

Barbalha
Quinta-feira, 25 de novembro – Das 9h às 19h
Sexta-feira, 26 de novembro – Das 9h às 19h
Local: Rua da Matriz, 25 – Casarão Hotel, sede da Secretaria de Cultura e Turismo

Serviços
Oficinas;
Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais;
Credenciamento de artesãos e entidades artesanais;
Certificação de Produtos;
Momento CeArt (Palestras sobre as ações desenvolvidas pelos setores da Coordenadoria de Desenvolvimento do Artesanato);
Exposição e venda de Produtos das 16 tipologias artesanais.

Post a Comment