O naturalista e cientista caririense Melquíades Pinto Paiva, morreu em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (16 de novembro), aos 91 anos. A informação foi confirmada por um familiar do professor universitário e pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que divulgou nota de pesar.

Natural de Lavras da Mangabeira, na região do Cariri, Melquíades foi um dos idealizadores e fundadores da Estação de Biologia Marinha, hoje Labomar, da qual foi seu primeiro diretor em 1961.

"Nossas sinceras condolências a toda comunidade do Labomar, bem como aos seus familiares e amigos. Solidarizamo-nos especialmente com todos os ex-estudantes e estudantes do Labomar, para os quais ele tanto trabalhou na 'Oficina de Cientistas', como ele dizia: 'O Labomar sempre foi uma oficina de fazer cientistas e não uma fábrica, pois não existe fabricação em série de cientistas. São feitos um a um'. Perdemos um importante cientista, um visionário das Ciências do Mar e um lutador por uma educação pública democrática e de qualidade, no entanto sua trajetória e suas conquistas permanecem. É a própria história do Labomar', diz um trecho da nota de pesar do Labomar.

O velório do professor Melquíades ocorre na tarde desta terça-feira, a partir das 14h, na funerária Ethernus, no Bairro Aldeota. O enterro será realizado na manhã de quarta-feira (17), no cemitério São João Batista.

Histórico
Engenheiro Agrônomo pela então denominada Escola de Agronomia do Ceará (1952), posteriormente incorporada à UFC, Melquíades é doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Ele foi o primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Pesca (1973 - 1976) da Universidade Federal do Ceará, tendo contribuído para a implantação do curso.

Como representante oficial do Brasil, atuou em cerca de vinte missões diplomáticas junto à Comissão Internacional para Conservação dos Atuns do Atlântico e à III Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Além disso, é membro de 23 sociedades científico-culturais, e figura nas mais importantes publicações internacionais que relacionam os especialistas das áreas científicas em que atua.

Entre as numerosas medalhas que lhe foram outorgadas, estão as de Amigo da Marinha, Presidente Castelo Branco e do Mérito Científico (da UFC).

Fonte: G1 CE

Post a Comment