Nesta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de novembro, a ONG Beatos em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT/CE) realizará o Encontro dos Povos da Chapada do Araripe, a partir das 18h, no município do Crato. O objetivo é promover debates e manifestações culturais em prol da preservação da memória ancestral da cultura da região, além de diálogos entre as manifestações base da construção histórica da Chapada do Araripe. Toda programação acontecerá de forma híbrida, com entradas presenciais limitadas e por transmissão no canal da ONG Beatos no YouTube.

Nos dois dias de programação do Encontro acontecerão diálogos e vivências de cinco grupos focais: Remanescentes Indígenas, Saberes Campesinos, Mundo dos Beatos, Tradição Cultural e Ancestralidades Africanas. Bem como às manifestações artístico-culturais dessas raízes.

O Encontro Povos da Chapada do Araripe é uma ação do Projeto Gaia: Terra Cariri – Território e Humanidade, em parceria com o Carrapato Cultural e com realização da ONG Beatos, que foi contemplado no Edital Cultura Viva, da SECULT/CE, lançado com recursos da Lei Aldir Blanc.(N° 14.017 de 29 de junho de 2020). 

Confira a programação:

Dia 05/11 (sexta-feira)

18h – Remanescentes Indígenas: Wanda Kariri e Joedson Kariri;
19h45min – Saberes Campesinos: Agricultor Ronaldo, Mestra Zulene Galdino e Verônica Isidório;
21h  – Espetáculo “A Sacerdotisa” (Shanadú – Ateliê Escola);

Dia 06/11

14h – Mundo dos Beatos: Dona Raimunda e Mestre Joaquim Môco;
15h30min – Tradição Popular: Jean Alex e Mestre Antônio (Reisado dos Irmãos);
17h – Ancestralidades Africanas: Maria de Tiê e Mãe Brígida;
19 – Coco do Quilombo de Porteiras (Mestra Maria de Tiê).

Post a Comment