Foto: Yanne Vieira

Neste sábado (13 de novembro), o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, recebeu o ofício assinado por instituições do Cariri e do Ceará que apoiam a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio em Paisagem Cultural. A chancela terá o aval da Organização das Nações Unidas da Educação e Ciência (UNESCO) até 2023. A cerimônia foi realizada no teatro Violeta Arraes da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda.

O ofício conta com as assinaturas da Universidade Regional do Cariri (Urca), Fundação Casa Grande, Instituto Cultural do Cariri e da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio-CE). Na ocasião, o documento ainda deve ser submetido ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (COEPA).

A inciativa é do projeto dossiê da Chapada do Araripe, apoiado pela Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap), que conta com o comitê científico e cultural, o comitê intersetorial, grupo técnico e grupo de pesquisadores. O projeto reúne, ainda, grandes nomes brasileiros, como o cantor Gilberto Gil, o jornalista Xico Sá, e o cineasta Guel Arraes, além de nomes importantes da região do Cariri como Alemberg Quindins, idealizador da Fundação Casa Grande, e o mestre da cultura Espedito Seleiro.

De acordo com os organizadores do projeto, “o Cariri pode ser percebido a partir de suas histórias e vivências identitárias, que reuniu índios, brancos e negros, e apreendido através das pinturas rupestres, mitos e lendas”.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment