Por Redação Gazeta do Cariri

A segunda etapa do Plano Municipal de Retorno Seguro às Aulas Presenciais inicia nesta quarta-feira (3 de novembro), em Juazeiro do Norte, com a volta das turmas do Infantil V, 5° ano, 9° ano e EJA, obedecendo o cronograma de escalonamento.

Conforme o monitoramento e avaliação, e de acordo com os dados epidemiológicos apontados no município, ocorrerá o avanço, após 15 dias, para a terceira etapa com as turmas da segunda fase, acrescentando o Infantil IV, 2° ano e 7° ano. A 4ª fase seguirá, depois de igual período, contemplando todas as etapas, com exceção do infantil I,II,III.

A primeira fase, que aconteceu durante todo o mês de outubro, envolveu a flexibilização de atividades presenciais nas unidades escolares, como aulões, aplicação de simulados e reunião de pais.

Durante este período, foi realizado o acompanhamento das escolas, através do preenchimento diário do formulário de Painel de Monitoramento, possibilitando a visualização do panorama frente à constatação de algum caso de Covid-19 confirmado. "Essa primeira fase possibilitou visualizar o comportamento da comunidade escolar frente ao retorno. A volta se dá de forma gradual e por etapas para que todos se sintam efetivamente seguros." explica a titular da Pasta, Pergentina Jardim.

Nas unidades escolares ocorreram adequações para higienização e melhoria nas estruturas gerais, e ainda o recebimento de kits sanitizantes. Além disso, a secretária acrescenta que o município também tem investido na formação dos gestores para essa nova etapa.

Passo a Passo do Plano de Retorno gradual às aulas Presenciais no Município de Juazeiro do Norte:

O retorno, de forma gradual, é dividido da seguinte forma:

1ª fase: Flexibilização de atividades presenciais nas unidades escolares, conforme a portaria 30/2021 (durante o mês de outubro);

2ª fase: Início a partir desta quarta-feira, 3, com as turmas do Infantil V, 5º ano, 9° ano e Eja;

3ª fase : Após 15 dias, as turmas da segunda fase, acrescentando as turmas Infantil IV, 2° ano e 7° ano.

4ª fase: Todas as etapas, exceto o infantil I, II, III.

Carga horária presencial e Remota Para os Alunos:

Rodízio : Obedecendo os percentuais de 50% a 100%, conforme o espaço da sala de aula, mantendo o protocolo de distanciamento.

Infantil : Carga horária - (Escalonamento das Turmas A/B/C) dois dias de atividades presenciais e 3 dias de atividades domiciliares.

Fundamental Anos Iniciais: Escalonamento das turmas em A/B sendo três dias presenciais e dois dias remotos.

Ensino Fundamental Anos Finais - ( Escalonamento das turmas A/B de forma semanal). Obedecendo o horário escolar normal.

Exemplo: TURMA A: 1ª semana de atividades presenciais e na 2ª semana atividades impressas.

TURMA B: 2ª semana presencial e na 3ª semana atividades impressas.

EJA : Turma única 100% presencial.

Turmas de tempo integral terão o rodízio por turno (turma A pela manhã, turma B, à tarde).

Post a Comment