O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começou neste domingo, 21 de novembro (21/11), e o tema da redação já foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O tema é: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

No Enem 2020, ocorrido no começo deste ano devido à pandemia de Covid-19, o tema da redação foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

O que os professores acharam
Para o coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, o tema da redação desta edição foi mais difícil do que os temas de edições anteriores do Enem: “Se compararmos com as propostas de redação de anos anteriores, a barra subiu, é um tema bastante complexo, de dificuldade elevada, em especial para o candidato que está saindo do ensino médio. Vamos pensar que essa questão de registro civil para um adolescente de 17, 18 anos, é algo bastante distante uma vez que isso é responsabilidade dos familiares”, diz.

O tema, no entanto, segundo o professor, segue a linha de tratar de uma dificuldade social presente no Brasil. “É um problema muito grave e que merece discussão”. 

A professora de produção textual do colégio Mopi Júlia Langer concorda que a prova seguiu a mesma linha dos anos anteriores. “O Enem é uma prova muito crítica, que fala sobre problemas da nossa sociedade muito intrínsecos, problemas que impedem muitas vezes nosso desenvolvimento enquanto país”, diz. 

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que cerca de 3 milhões de pessoas não possuam um registro civil, como certidão de nascimento. “Isso impede o acesso à cidadania, uma vez que não consegue acesso ao sistema público de saúde, ao SUS, não consegue registro para programas sociais, não tem acesso à educação, não pode fazer uma matricula numa escola pública, não tem algo básico”, diz, Júlia.

Para desenvolver uma boa redação, os professores ressaltam que os estudantes precisam estar atentos aos textos motivadores, que acompanham o tema. O enfoque a ser dado estará definido nos textos. De acordo com a professora de redação na plataforma Explicaê, Cainã Marques Vilanova, o tema é bastante amplo. “Meu receio é que os estudantes não consigam selecionar queriam falar de tudo. Se conseguirem manter a calma, eles vão conseguir, com certeza, escrever direitinho. Mas, tem que ter cuidado”.

Enem 2021: data da prova
Este ano, o exame será aplicado em dois fins de semana distintos: nos domingos 21 e 28 de novembro, contando novamente com uma versão digital, feita por computador, mas que será aplicada no mesmo dia da prova impressa.

Os participantes que se inscreveram na segunda chamada do Enem, que ocorreu entre 14 a 26 de setembro, terão a data de aplicação diferente. Deste modo, quem se inscreveu nesse prazo vai realizar o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Enem 2021: matérias da prova
No primeiro dia de aplicação do Enem, o candidato responde a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa. O segundo e último dia de aplicação do Enem ocorre em 28 de novembro. Neste dia, o candidato responde 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas.

Enem 2021: horários das provas
No primeiro dia, os participantes devem chegar ao local da prova com antecedência, já que os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas (horário de Brasília). A duração da prova é de 5 horas e 30 minutos - das 13 horas e 30 minutos às 19 horas (horário de Brasília).

No segundo dia, os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas (horário de Brasília). A duração da prova é de 5 horas - das 13 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos (horário de Brasília). 

Enem 2021: que horas pode sair com o caderno de prova?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dispõe de dois horários diferentes de saída dos alunos: os estudantes podem escolher entre sair com ou sem o caderno de questões da prova. Geralmente, os estudantes aguardam mais tempo no exame para poder sair do local de prova com o caderno para correções ou para tirar dúvidas. Veja abaixo os horários de saída com o caderno:

Primeiro dia
Sem o caderno: Após às 15 horas e 30 minutos

Com o caderno: Após às 18 horas e 30 minutos

Segundo dia
Sem o caderno: Após às 15 horas e 30 minutos

Com o caderno: Após às 18 horas

Fontes: O Povo e Agência Brasil

Post a Comment