Na tarde da última terça-feira, dia 16 de novembro, aconteceu no auditório da Associação dos Criadores do Crato, uma oficina com técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado ,- SDA, ligados ao projeto São José, com a participação do vereador e suplente de deputado estadual, Pedro Lobo (PT), o secretário do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Município (SMDARH), Carlos Freires, e com a presença de dezenas de pequenos produtores.

O objetivo da oficina foi discutir ideias que serão formatadas e formalizadas em projetos e que contarão com o financiamento do Governo do Estado.


Pedro Lobo, responsável pela articulação junto à SDA e à secretaria municipal, afirmou que a finalidade da ação é valorizar e incentivar a produção, o beneficiamento e a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. 

"Três associações do município do Crato (Associação Rural do Crato - ARC, Associação Rural do Distrito de Monte Alverne e Associação Rural do Distrito do Baixio das Palmeiras) foram contempladas e já iniciaram as discussões com os técnicos do Projeto São José", disse Pedro, ressaltando o compromisso do seu mandato com os pequenos produtores, criadores e com o fortalecimento da agricultura familiar. 

O parlamentar parabenizou o governador Camilo Santana pela visão e atenção com as políticas voltadas para o homem do campo, incentivando a produção e a comercialização, também garantindo alimento na mesa de famílias carentes, combatendo desta forma a insegurança alimentar. 


"O governador Camilo Santana promove políticas públicas ao contrário do presidente Bolsonaro, que extinguiu o Ministério da Agricultura e reduziu quase a zero, as ações e os investimentos, principalmente para os que mais precisam de apoio", destacou Pedro Lobo.

O presidente da Associação Rural do Crato, Francisco Nuclécio da Silva, disse que os projetos da ARC serão desenvolvidos através do beneficiamento de polpa de frutas e da implantação de viveiros de mudas de plantas nativas. Ele afirmou que os investimentos vão gerar melhorias no campo, através da produção e da comercialização em feiras que já estão acontecendo e deverão ser ampliadas pelas comunidades rurais e urbanas do município. 

Nuclécio agradeceu a articulação e empenho do vereador Pedro Lobo junto à gestão municipal, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos e junto ao Governo do Estado, SDA - Projeto São José. 

ASCOM Pedro Lobo

Post a Comment