O XVII Festival Nacional de Teatro Louco em Cena acontecerá entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro em Barbalha. Realizado pelo Instituto Corrupio Povo Cariri e o Grupo de Teatro Louco em Cena, o festival apresentará diversas linguagens artísticas como espetáculos de teatro, dança, música, além de oficinas de formação artística. Em sua 17ª edição, as atividades acontecerão de forma híbrida, com trabalhos apresentados presencialmente no Cine Teatro Neroly Filgueira Sampaio, na Praça Filgueira Sampaio (Calçadão), no Sítio Água Fria e no Sítio Estrela, em Barbalha, e de forma virtual pelo canal do Youtube do Corrupio Povo Cariri.

O ator e produtor do Instituto Corrupio Povo Cariri, Fernando Persatto, falou sobre a relevância do Festival para a região do Cariri e sobre a importância do evento para as pessoas artistas que fazem parte da programação, visto que a classe artística, da cultura e do entretenimento, foram umas das que mais sentiram-se afetadas neste período pandêmico.

“O festival torna-se importante para a região do Cariri como um difusor no sentido de divulgação de trabalhos artísticos. Durante todo esse período que acontece, muitos dos artistas que participam se preparam para apresentar no nosso evento. É um evento que movimenta a cidade com ações de grupos locais e vindos de fora, são pessoas que vem a conhecer a cidade, usufruir da economia local e muitas vezes trocar experiências com os artistas da cidade.”, declarou. 

A edição anterior aconteceu inteiramente de maneira virtual devido à pandemia da Covid-19, e com ajuda da Lei Aldir Blanc, lei emergencial de incentivo à cultura, a organização do evento pôde contemplar os grupos artísticos com cachês referente às suas apresentações. Apesar disso, este ano o Festival acontecerá de forma híbrida, levando em consideração o aumento da vacinação contra Covid-19 e os decretos Estadual e Municipal vigentes.

De acordo com Fernando Persatto, o artista sente a necessidade do palco e do contato com o público.

“Dessa vez com toda a segurança os grupos saem das suas salas de transmissões e vem pro presencial. Acredito que esse retorno é de extrema felicidade pra eles [artistas] quanto pra quem comparece ao evento. Essa troca olho a olho é importante, ainda que obedecendo todos os protocolos de distanciamento estaremos presencial.”, afirmou.

Os ingressos para participar das atividades no Cine Teatro Neroly Filgueiras custarão R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia, podendo ser adquiridos na bilheteria do teatro, mediante apresentação do passaporte da vacina ou comprovante de vacinação, que também serão necessários apresentar na fila de acesso ao teatro. Além disso, é obrigatório o uso de máscara e álcool em gel, de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos para evitar a transmissão e contágio da Covid-19.

Sobre o Festival Nacional de Teatro Louco em Cena
O Festival Nacional de Teatro Louco em Cena surgiu da ideia de movimentar e fomentar o fazer artístico na região do Cariri, sobretudo na cidade de Barbalha, lugar que é sede do Festival desde sua primeira edição, ocorrida em 2001, quando ainda era conhecido como “Barbalha Cênica – Festival Louco em Cena”. O evento, que é um a realização do Instituto Corrupio Povo Cariri e do Grupo de Teatro Louco em Cena, vem se consolidando como um importante movimento cultural na região caririense, assim como no Brasil. Durante todas as edições, o Festival já contou com a presença de trabalhos artísticos de várias regiões brasileiras, como CE, PE, RJ, RN, e até trabalhos de outros países como Moçambique, que fica no Continente Africano.

Confira a Programação Completa:

ATIVIDADES ARTÍSTICAS

26 de Novembro (Sexta-feira):

19h – Performance Pictórica – Ricardo Campos (Barbalha-CE) – Centro de Barbalha – CE
19h –  Benetnash – Max Leão (Barbalha-CE) – Cine Teatro Neroly Filgueira 
20h – Ondas que Curam – Emanoel Siebra (Juazeiro do Norte-CE ) – Praça Filgueira Sampaio (calçadão) 
21h – Hélio Ferraz D+ –  Hélio Ferraz (Juazeiro do Norte-CE ) – Praça Filgueira Sampaio (calçadão)
 27 de Novembro (Sábado)

17h – Uma Missão  Importante – Gp. Cicera de Experimentos Cênicos (Iguatu-CE) – Cine Teatro Neroly Filgueira
20h – Ser Famosa a Qualquer Custo em: O Mistério do Piseiro – Gp. Cicera de Experimentos Cênicos (Iguatu-CE) – Cine Teatro Neroly Filgueira
21h – Thiago Sillva voz & violão –  Thiago Silva (Barbalha-CE ) – Praça Filgueira Sampaio (calçadão)
28 de Novembro (Domingo)

17h – Palhaçarabia – Cia Lamparim de Circo e Teatro – (Quixeramobim- CE) – Cine Teatro Neroly Filgueira
20h – Mulheres – Cia Mákara de Teatro  (Crato-CE) – Cine Teatro Neroly Filgueira
29 de Novembro (Segunda-Feira) 

18h – Mãe & filha contam histórias – Aline Sousa e Valentina Sousa (Barbalha-CE) – Live no Youtube do Corrupio Povo Cariri
18h – A incrível, a estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois – Cia Lamparim de Circo e Teatro (Quixeramobim- CE) – Sitio Estrela. 
19h – O Rei Analfabeto no Reino da Gramática – Cia. Arretados de Teatro (Juazeiro do Norte-CE ) – Cine Teatro Neroly Figueira
30 de Novembro  (Terça-Feira)

9h – Uma Odisseia de Palhaço – Palhaço Nenusko (São Leopoldo-RS) ; Não me Toque – Cia Etc & Tal (Rio de Janeiro-RJ) ; Clownquetel – Um drink  Bagunçado – Palhaço Nenusko (São Leopoldo-RS) e Ansiedade – Dasdores Santos (Crato-CE) –  Sessão de vídeos no Youtube do Corrupio Povo Cariri 
17h – Cabaré Pescoço – Coletivo Cabaré Pescoço (DF, PR, RJ, RS, SC e SP – Brasil) –  Live no Youtube do Corrupio Povo Cariri
19h – O Barco e A Flor – Rodrigo Tomaz e Vinicius Pinho (Crato-CE) – Cine Teatro Neroly Filgueira
1 de Dezembro (Quarta-Feira)

17h – Boi Itaitinga – Grupo de Teatro Acauã  (Itaitinga-CE) – Live no Youtube do Corrupio Povo Cariri 
19h – O Bolo Mágico de Emília – Cia. Mandacacu de Artes e Eventos – Cine Teatro Neroly Figueiras (Juazeiro do Norte-CE )
2 de Dezembro (Quinta-Feira)

9h –  Amélia – Artes da Cena \ Studio Café (São José dos Campos – SP) – Sessão de vídeo no Youtube do Corrupio Povo Cariri
17h – O Violinista Mosca Morta – Cia Burlesca (Brasília-DF) – Live no Youtube do Corrupio Povo Cariri
3 de Dezembro (Sexta-Feira)

17h – Invisibilizadas do Cariri – Elisabete Pacheco (Juazeiro do Norte-CE ) – Sitio Água Fria, Barbalha-CE
18h – Show  da Banda Aquarela da Mãe Sombria (Barbalha-CE) – Sitio Água Fria, Barbalha-CE 
 4 de Dezembro (Sábado)

18h – Respeita as minas – Cia. WSA do Teatro (Icó-CE) – Cine Teatro Neroly Filgueiras
19h – Gargalhada – Companhia Cultural Ciranduís (Janduís-RN) – Praça Filgueira Sampaio (calçadão)
20h – Repertório do Grupo – Grupo de Teatro Louco em Cena (Barbalha – CE) – Cine Teatro Neroly Filgueiras
21h – Vidas em Músicas –  Fáh Morenna (Barbalha-CE ) – Praça Filgueira Sampaio (calçadão)
5 de Dezembro (Domingo)

20h – Térmimus – Luminis Cia de Dança ( Campo Grande-MS) – Live no Youtube do Corrupio Povo Cariri
OFICINAS

O gracejo do bobo – Oficina de Iniciação à Palhaçaria   

Facilitador: Jonh Wellington
Período: 29/11/2021 de 13h ás 17h
Público alvo: A partir de 12 anos para atores e não atores
Local: SOBEF, Sítio Estrela – Barbalha-CE

Workshop: Leque de Possibilidades: Discussões sobre o ensino de Artes no CRAJUBAR

Facilitadora: Kássia Kidman
Carga horária:  12 horas
Período: 29/11/2021, 01/12 /2021 e 03/12/2021 de 13h ás 17h
Público alvo: Professores da Educação básica que ministram a disciplina de Artes na Região Crajubar
Local: Google meet

Oficina de teatro online: imagem, quadrinho, cena

Facilitador: Rodrigo Tomaz
Vagas: 15 vagas
Período: 02/12/2021 de 9h ás 11h
Público alvo: Artistas, arte-educadoras/es, agentes socioculturais e demais interessados, com ou sem experiência teatral, a partir de 16 anos.
Local: Google meet 

Oficina jogos de improvisação (práticas remotas)

Facilitador: Rodrigo Tomaz
Vagas: 15 vagas
Período: 02/12/2021 de 13h ás 16h
Público alvo: Artistas, arte-educadoras/es, agentes socioculturais e demais interessados, com ou sem experiência teatral, a partir de 16 anos.
Local: Google meet

Fonte: Site Badalo

Post a Comment