Por Redação Site Gazeta do Cariri

Após cinco dias desaparecido, um homem de 51 anos foi localizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na manhã desta terça-feira (14 de dezembro), equipes da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (2ªCia/5ºBBM) com sede na cidade do Crato e ICMBio encontraram Cláudio José da Silva na Floresta Nacional do Araripe em uma área de mata fechada, próximo a trilha do picoto. A última vez que os familiares tiveram notícia do homem foi na quinta-feira (9).

No dia seguinte, sexta-feira (10), os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros. De imediato, os militares lotados no Crato iniciaram as buscas na região e agentes do ICMBio somaram esforços na Flona. Contudo, somente na manhã dessa terça-feira, por volta das 9h30, que o senhor foi finalmente encontrado. Cláudio José estava consciente, mas desorientado e muito debilitado, apresentando quadro de desidratação.

VÍDEO:


No momento do resgate, o brigadista do ICMBio, Isaac Batista, cedeu sua gandola (espécie de jaqueta) para aquecer o pastor Cláudio, que devido está com as roupas molhadas por conta das precipitações, ficando a vítima com a gandola até ser conduzido a unidade hospitalar.

Como as equipes já tinham feito buscas a pé, nesta terça as buscas foram de motocicleta, com o intuito de se cobrir uma área maior, e após alguns quilômetros da casa do guarda o homem foi encontrado em uma trilha, quando ouviu o som do motor das motocicletas. Logo após, os primeiros socorros, a vítima foi conduzida pela ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital São Francisco, em Crato.

De acordo com o subtenente Reginaldo da Silva, “ao nos avistar, o senhor perguntou se a gente ia matar ele, quem era a gente, e quando se tranquilizou pediu comida e água”, relatou o bombeiro militar que participou dos trabalhos.


Segundo informações obtidas pelo site Gazeta do Cariri, Cláudio José da Silva é natural de Catende, cidade pernambucana próxima de Recife. Ele é pastor evangélico e saiu do sítio Coqueiro, dizendo que ia entrar na mata para orar, mas acabou se perdendo e não retornando mais a residência onde estava.

Conforme relatos dos profissionais que ajudaram nos trabalhos, Cláudio disse que durante os cinco dias, apenas esteve tomando água encontrada na mata, e como nos últimos dias ocorreram muitas chuvas na região, isso acabou favorecendo para não piorar ainda mais a situação em que já se encontrava.

Segundo a solicitante, em seu relato a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Juazeiro do Norte, “nos últimos dias antes do desaparecimento, o senhor já vinha apresentando sinais de confusão mental”, informou a pastora Márcia.

O brigadista Isaac Batista reforça que as pessoas só devem ir para trilhas na Floresta do Araripe ou qualquer outra unidade de conservação ambiental, acompanhadas de guias turísticos ou pessoas experientes que moram na localidade há bastante tempo e conhecem bem a área, para evitar sustos como esse, ou até mesmo tragédias.

Flona e ICMBio
A Floresta Nacional (Flona) é uma categoria brasileira de áreas protegidas de uso sustentável estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). As florestas nacionais são áreas de posse e domínio públicos providas de cobertura florestal predominantemente nativa.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Fonte: Site Gazeta do Cariri

Post a Comment