A Secretaria Municipal de Saúde do Crato, realiza a abertura oficial da campanha Dezembro Vermelho, sobre a luta contra o vírus HIV e a Aids, nesta quarta-feira, dia 1º, às 8h30, na Praça Siqueira Campos, no centro da cidade. A ação é uma parceria com o Centro de Referência da Mulher (CRM) e como parte da Campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a Mulher.

Dentre os objetivos do Dezembro Vermelho, estão enfatizar a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Durante o mês, serão realizadas atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids.

HIV/Aids

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Em Crato, as pessoas diagnosticadas com HIV são acompanhadas pelo Centro Municipal de Infectologia, onde encontra-se o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), com acompanhamento de infectologista e outros profissionais.

O atendimento e o tratamento HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Prevenção

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão do HIV, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis e das hepatites virais B e C.

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

Programação

DIA 01/12 - Abertura

Ação do Dia Mundial de Luta contra a Aids, em parceria com o Centro de Referência da Mulher e como parte da Campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a Mulher

Praça Siqueira Campos, às 8h30

DIA 06/12 - Ação Dezembro Vermelho SAE com Práticas Integrativas (PICS)

Centro Municipal de Infectologia, às 7h30

DIA 10/12 - Ação Dezembro Vermelho com Idosos

Instituto Arte Vida, às 8h

DIA 11/12 - Ação Dezembro Vermelho

Praça da Sé, às 8h30

DIA 13/12 - Ação Dezembro Vermelho Educação em Saúde

Mercado Walter Peixoto, às 8h30

DIA 14/12 - Ação Dezembro Vermelho

Encosta do Seminário, às 17h

- Ações educativas e de saúde serão realizadas nas Unidades de Saúde. Confira a programação mais próximo da sua residência e participe!

Post a Comment