FOTO: Ilustrativa

Juazeiro do Norte/CE. A Polícia Federal deflagrou operação policial, na manhã desta quarta-feira (1º de dezembro), com objetivo de instruir inquérito policial que apura fraudes para saques indevidos do Auxílio Emergencial, programa do Governo Federal voltado às pessoas carentes que sofrem com a pandemia de Covid-19.

Dez policiais federais estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 25ª Vara da Justiça Federal, em domicílios investigados em Icó, na região Centro-Sul do Ceará. Estão sendo apreendidas mídias, celulares e documentos.

As investigações tiveram início em outubro de 2021, com suspeitas de que um funcionário de uma lotérica do município de Icó estaria, em associação com outros investigados, reativando códigos de acesso ao aplicativo Caixa Tem, mediante obtenção e inserção de CPF de pessoas beneficiadas pelo programa Auxílio Emergencial do Governo Federal e, diante da posse destes códigos de acesso gerados, realizando saques fraudulentos dos valores liberados nas contas a eles vinculadas.

As investigações continuam com análise do material apreendido na operação policial. Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelo crime de estelionato qualificado – art. 171 § 3º do Código Penal, com penas de até 7 anos de reclusão.

Post a Comment