Por Redação Gazeta do Cariri

Sessenta veículos movidos a diesel foram vistoriados em novas blitze de combate à fumaça tóxica da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ocorridas nos dias 14 e 16 de dezembro, em Juazeiro do Norte e Quixadá. Desse resultado, quatro automóveis foram multados por apresentarem índices de poluição acima do permitido pela legislação ambiental vigente.

As blitze têm como objetivo coibir a emissão da fumaça irregular de veículos movidos a diesel, tais como ônibus, caminhões e transportes alternativos que apresentavam poluentes superiores a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann. O equipamento é constituído de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100%, o veículo é multado.

As multas variam de R$ 2.046,60 a R$ 8.186,40. Os veículos autuados têm 15 dias – a contar da data da lavratura do auto de infração – para serem regulados e apresentados na Superintendência para uma nova vistoria. A medida é baseada do acordo com Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace.

As blitze da Semace foram realizadas pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento com apoio da Diretoria Regional do Crato, DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito, BPMA – Batalhão de Polícia de Meio Ambiente, e BPRE – Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual.

Post a Comment