O Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) deflagrou, em assembleia ocorrida na terça-feira (14 de dezembro), greve parcial dos servidores da saúde, prevista para começar a partir de 3 de janeiro de 2022. Os servidores reivindicam pela Implantação do Adicional de Insalubridade, pela criação da Gratificação de Desempenho do Previne Brasil e pela implementação das Jornadas de Trabalho da Psicologia e da Enfermagem, na forma das leis municipais.

Em entrevista, o presidente do SISEMJUN, Marcelo Alves, informou que a paralisação deve ser apenas parcial. 

“Como saúde pública é área essencial, nos termos da Lei, o Sindicato assegurará pessoal no percentual de 30% para manutenção dos serviços, na forma de escala de trabalho própria elaborada pela entidade”, afirma.

Marcelo ainda conta que a greve afetará a campanha de vacinação contra Covid-19, já que a enfermagem é um serviço essencial nesse processo.

“A expectativa é de redução da velocidade da vacinação, embora a maioria da população juazeirense já tenha tomado as duas doses. Tal cenário implica na necessidade do Governo Gledson Bezerra reverter sua postura de precarização da saúde pública, de forma a valorizar os profissionais de saúde, com melhores salários e a implementação da Jornada de Trabalho da Enfermagem e da Psicologia”, declara.

Os serviços de saúde seguem com normalidade até 3 de janeiro de 2022, data prevista para o início da paralisação. Após o início da greve, “o Sindicato garantirá o funcionamento dos serviços com pessoal concursado, temporário e comissionado no percentual de 30%, mediante escala, de forma a atender as necessidades inadiáveis da população juazeirense”, afirma o presidente do SISEMJUN.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que até o momento desta publicação não houve contato do SISEMJUN com a prefeitura. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também não se posicionou sobre as reivindicações.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment