O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19, foram invadidos por hackers, na madrugada desta sexta-feira (10 de dezembro).

O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso.

Nesta reportagem, veja o que se sabe sobre o assunto e o que ainda falta esclarecer:

1) Quais páginas foram invadidas?
O site do Ministério da Saúde, o site do ConecteSUS e o aplicativo do ConecteSUS. Esses dois últimos mostram os comprovantes de vacinação contra a Covid-19.

Segundo o ministério, foram comprometidos os seguintes sistemas:

e-SUS Notifica
Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI)
ConecteSUS
funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

2) Quais dados desapareceram?
Os dados de vacinação contra a Covid-19 sumiram.

Segundo o Ministério da Saúde, funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital estão indisponíveis no momento.

O aplicativo do ConecteSUS mostra, além da vacinação contra a Covid, outras informações, como agendamento de consultas, exames e retirada de medicamentos. Até onde se sabe, o acesso a esses dados continua normal.

3) Quem atacou os sites?
O “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque cibernético. Na madrugada, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS tinham a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados”. (Veja nas imagens abaixo). Mais tarde, as mensagens sumiram, mas as páginas seguem fora do ar.

4) Como vou comprovar a vacinação contra a Covid-19 sem o ConecteSUS?
Você pode levar o seu comprovante de vacinação físico para provar que recebeu a vacina. É aquele papel que você recebeu ao se vacinar. Lembre de ter em mãos a comprovação das duas (ou três) doses ou da dose única.

5) Quando o ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde vão voltar a funcionar?
Ainda não se sabe. O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso e que “o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”.

6) Os dados de vacinação serão recuperados?
Também não se sabe. Ao assumir a autoria do ataque, o grupo “Lapsus$ Group” escreveu “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

O Ministério da Saúde informou que “o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”.

Fonte: g1

Post a Comment