Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte. (Foto: Guto Vital)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte, está registrando superlotação de pessoas com suspeita de gripe. A tendência é nacional e diversos municípios brasileiros vêm se deparando com situações semelhantes.

A diretora da UPA Limoeiro, Luiziane Lira, afirma que os médicos da unidade, 4 em atendimento simultâneo, estão realizando entre 80 e 90 consultas por dia. De acordo com ela, o fato de Juazeiro do Norte não dispor de um hospital municipal pode estar agravando a situação. A outra UPA, no bairro Lagoa Seca está voltada para o atendimento a casos de Covid-19.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) para obter informações sobre a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe. A pasta informou que “não há vacinas” e que “os casos estão controlados”.

De acordo com o Governo do Ceará, neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi a menor em 23 anos. De acordo com a gestão estadual, das 3.267.990 doses distribuídas em 2021, 2.631.962 (76,28%) foram administradas. Desde 2017, a meta de cobertura vacinal passou a ser de 90%.


Fonte: Site Miséria

Post a Comment