14/12/2021

O WhatsApp parece estar adotando um novo recurso que vai deixar feliz quem gosta de privacidade: apenas seus contatos poderão saber que você está online. Isso significa que pessoas desconhecidas não terão mais acesso ao status da última vez que você abriu o aplicativo e nem saberão se você está disponível naquele momento.

De acordo com o site WaBetaInfo, que costuma antecipar novidades e acertar rumores, o recurso começou a ser disponibilizado para os celulares com sistema operacional Android e iOS —Tilt realizou um teste, mas o aparelho utilizado ainda não conta com a nova funcionalidade até o momento.

A empresa não confirmou oficialmente a possível novidade.

Por que isso importa?
Caso a nova função se confirme, será uma mudança do WhatsApp para aumentar suas regras de proteção de usuários contra stalkers (perseguidores) e uso indevido de informações por aplicativos de terceiros não autorizados.

Um internauta compartilhou no Twitter que recebeu uma mensagem do suporte do WhatsApp afirmando que o novo recurso era uma medida de segurança para dificultar que pessoas desconhecidas vejam suas informações.

Na prática, a novidade, por exemplo, irá dificultar mensagens de cobranças fora do horário de serviço, curiosos de plantão que ficam monitorando a vida de outras pessoas, ou até mesmo de algumas empresas de comércio online que seguem a estratégia de fazer uma oferta para o número da pessoa apenas no momento em que ela aparece online.

Nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais, existem programas usados com foco em monitorar em tempo real se um internauta está online no WhatsApp. Alguns deles ainda enviam alertas e possibilitam verificar um histórico de navegação de números pré-selecionados.

Com a nova funcionalidade do WhatsApp, esse tipo de ação ficaria mais difícil. Segundo o WaBetaInfo, esse recurso será ativado automaticamente, não havendo necessidade de os usuários alterarem as configurações do app.

Ao que tudo indica, os contatos que constam na lista ou que já tiveram alguma conversa com o usuário continuarão visualizando se determinada pessoa está online ou não.

Fonte: UOL

Post a Comment