O Partido dos Trabalhadores no Ceará realiza, nesta quinta-feira, 13 de janeiro de 2022, às 10h, um evento que deve oficializar os novos nomes de filiados ao PT. Com transmissão nas redes sociais, a expectativa é que a legenda receba pelo menos 12 prefeitos cearenses de outras legendas, desses, 4 são do Cariri: Edson Veriato, prefeito de Potengi pelo PSOL, Rafael Ferreira, prefeito de Penaforte pelo MDB, João Luiz, prefeito de Campos Sales pelo PDT e Dr. Aniziario Costa, prefeito de Jardim pelo PSB. Os nomes dos prefeitos caririenses foram confirmados ao Site Gazeta do Cariri pelo suplente de deputado estadual e vereador cratense, Pedro Lobo (PT).

Com a tendência, a sigla deve ir de 17 para 29 prefeitos, ultrapassando o PSD (26) e ficando atrás apenas do PDT (67).

O presidente do PT no Ceará, o Conin, afirma que o partido ainda está fechando o processo de filiação de quatro destes nomes nesta quarta-feira, 12. A quantidade, segundo o dirigente, deve ser definida ainda nesta quarta. “Com as medidas de segurança do novo decreto do governador, os convidados para a solenidade serão reduzidos, mas iremos divulgar em nossos canais todo o evento para que a militância conheça os novos membros do Partido dos Trabalhadores”, explica. 

Segundo o deputado federal Zé Airton Cirilo (PT), o momento é decisivo diante da competitividade das eleições gerais deste ano. O parlamentares já têm presença confirmada no evento de filiação. 

"Essa discussão ainda está acontecendo. Teve reunião interna da direção do PT e ontem autorizamos que o presidente do partido e o governador convidassem esses prefeitos. Vamos ter uma disputa muito acirrada nacionalmente, então essa vinda desses prefeitos e prefeitas reforça um projeto nosso nacional e, evidentemente, que também nos fortalece aqui no Ceará", afirma o parlamentar. 

Atualmente, são prefeitos do Partido dos Trabalhadores no Ceará: Afonso Tavares (Abaiara), Dariomar (Altaneira), Iris Maria (Apuiarés), Dr. Alexandre Félix (Ararendá), Zé Ailton Brasil (Crato), Amaro Pereira (Ipaporanga), Celso Gomes (Iracema), Felipe Pinheiro (Itapipoca), Isaac Júnior (Mauriti), Herton Alves (Meruoca), Wanderley Nogueira (Morada Nova), Jerônimo Brandão (Morrinhos), Dr. Marcos (Pacoti), Carlos Antônio (Poranga), Adil Júnior (Quixelô), Toinho do Banco (Quixeré) e Branco do Angelim (Uruburetama).

Em 2020, o partido perdeu um dos nomes, após o prefeito do município de Palhano, Ivanildo Nunes,  conhecido como Dinho, vir a óbito aos 43 anos por complicações da Covid-19. Ele era prefeito do Município, distante 152 km de Fortaleza, desde 2016. 

A filiação desta quinta, segundo o deputado federal José Guimarães, contribui para o fortalecimento do partido no Ceará. "Considero que essa filiações são estratégicas, fortes e contribui enormemente fortalecimento do nosso projeto partidário e eleitoral", disse.

O petista, entusiasta da aliança local entre PT-PDT, completou: "Sinaliza que estamos trabalhando muito para a manutenção da aliança e significa a força que nós queremos ter nessa disputa eleitoral, para ao lado do Camilo, e do PDT, especialmente ao lado do senador Cid Gomes, juntos construirmos o melhor caminho para preservar um projeto precioso". 

Segundo reportagem do jornalista Carlos Holanda, o partido deve partir agora para a filiação de nomes da Assembleia Legislativa do Ceará. Devem ir para a legenda o deputado e líder do governo na Casa, Julio César Filho (Cidadania), e a deputada Augusta Brito (PDdoB). Eles se somam a Acrísio Sena, Elmano de Freitas, Fernando Santana e Moisés Braz, levado o partido a ter seis deputados no Legislativo.

Site Gazeta do Cariri - Com informações do O Povo

Post a Comment