Neste dia 31 de janeiro é comemorado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), uma categoria de Unidade de Conservação (UC) criada em áreas privadas, através de ato voluntário de pessoas físicas ou jurídicas de imóveis rurais ou urbanos. No Ceará já são contabilizadas 41 reservas, 4 são da região do Cariri.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), as RPPNs têm o objetivo de conservar a diversidade biológica, proteção de recursos hídricos, educação ambiental, ecoturismo e pesquisas científicas.

A Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib) da Sema, está à frente do Programa de Incentivo à criação de UCs. Na região do Cariri 4 RRPNs já estão oficializadas, sendo três no município de Crato,RPPN Oásis Chico Bimbino, RPPN Araripe e RPPN Araçá, e no município de Barbalha, a RPPN Arajara Park.

NOVAS RPPNs

Em 19 de novembro de 2019, a Sema certificou a criação da RPPN São Pedro, localizada nos municípios de Saboeiro e Antonina do Norte, e foi a primeira a ser reconhecida pelo Governo do Ceará, as demais foram reconhecidas pelo Governo Federal, através do ICMBio.

Em 2020, a RPPN Buritis Águas Naturais, localizada em Santana do Cariri, também foi reconhecida pelo Governo do Ceará. Em breve, também no município de Santana do Cariri, os Planos de Manejo da RPPN Azedos deverão ser publicados pela Sema, a área foi oficializada em dezembro de 2021.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment