Domingo, 16, de chuva em Fortaleza, na av. Aguanambi (foto: FABIO LIMA)

O Ceará registrou chuva em pelo menos 94 municípios cearenses entre as 7 horas desse sábado, 15, e as 7 horas deste domingo, 16 de janeiro de 2022. Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 10h20min de hoje, mostram que o maior volume de precipitação foi notificado em Hidrolândia, com 112 mm.

O município de Hidrolândia, na mesorregião do noroeste cearense, foi também o único a somar mais de 100 mm de chuva. Indepedência foi a segunda cidade com maior volume, com 81.3 mm. Em seguida, aparecem os registros de Ibiapina (70 mm), Crateús (69.4 mm), Independência (66 mm), Orós (65 mm), Boa Viagem (52 mm), Quixeramobim (47.4 mm) e Martinópole (42.4 m).

As precipitações desta madrugada são resultado da atuação de áreas de instabilidades devido a efeitos locais: relevo, temperatura e disponibilidade de umidade. A Funceme também cita a atuação, no interior do Nordeste, de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este colabora para "a intensificação dos sistemas indutores de chuva".

Até terça-feira (18), a previsão da Funceme é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Fonte: O Povo

Post a Comment