17/01/2022

Por Redação Gazeta do Cariri

O campus de Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE) ofertará o curso de instalador de sistemas fotovoltaicos para formar 70 profissionais qualificados nessa área, serão 35 no primeiro semestre de 2022 e o restante no segundo semestre. “O mundo está passando por uma transição energética, a energia fotovoltaica está em destaque. O IFCE está formando mão-de-obra qualificada, os profissionais que atuarão em empresas de grande porte que estão surgindo no Ceará e também capacitar àqueles que desejam trabalhar de forma empreendedora abrindo seu próprio negócio”, explica o coordenador do projeto, professor Rômulo Diniz. 

Em breve será lançado o edital da seleção com a oferta do curso na modalidade de Formação Inicial e Continuada - FIC, com carga-horária de 160h. O curso terá duração de quatro meses, com aulas presenciais de segunda-feira à quarta-feira, das 18h30 às 22h. Os estudantes contarão com um auxílio financeiro durante o período de realização da formação. Poderão se candidatar às vagas pessoas com mais de 18 anos, ensino fundamental completo e renda per capita de até um salário mínimo e meio. Ao final do curso acontecerá workshop para integrar empresas da região e os novos profissionais.

De acordo com o Atlas Eólico e Solar do estado, a região sul do Ceará, que inclui o Cariri, tem capacidade aproximada de 2,38 mil quilômetros quadrados prontos para exploração de energia solar e eólica, totalizando 28,8 mil megawatts (MW) de capacidade instalável na área. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) destinou R$ 230 mil para investir na formação profissional voltada ao setor de energias renováveis na região do Cariri. Os recursos foram repassados no último dia 30 de dezembro ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE através de um Termo de Execução Descentralizada -TED.

Fonte: Site Gazeta do Cariri

Post a Comment