Rio Salgado em Lavras da Mangabeira, no dia 2 de janeiro de 2022

04/01/2022

O mês de dezembro de 2021 terminou com chuvas acima da média no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O destaque vai para a macrorregião do Cariri. Com chuvas mais expressivas no mês de dezembro, o Cariri apresentou acumulado de chuvas em 141,9 mm. A média mensal, segundo a Funceme, é de 66,1 milímetros.

Os dados parciais indicam que no mês de dezembro de 2021 foram observadas precipitações de 50,8 milímetros, no Ceará, contra os 31,6 mm da normal climatológica*, representando um desvio positivo de 60,6%.

Maciço de Baturité e Ibiapaba apresentaram também precipitações acima da média, com índices de 56,1 mm e 55 mm, respectivamente. As chuvas de dezembro, que marcam o primeiro mês da pré-estação chuvosa, devem-se, principalmente, às áreas de instabilidade e ainda da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo sistema que levou precipitações torrenciais para o sul da Bahia.

As precipitações acima da média em dezembro do último ano não têm interferência na qualidade das chuvas esperadas para a quadra chuvosa, que começa em fevereiro, pois os sistemas que atuam agora costumam ser diferentes. No principal período de precipitações no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema meteorológico responsável pelas precipitações.

Post a Comment