Por Redação Gazeta do Cariri

A Empresa de Assistência e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) do município de Crato, distribuiu na última semana de 2021, na sala de distribuição de sementes do escritório regional, 253 toneladas de milho híbrido para os agricultores familiares referente aos 13 municípios que são atendidos pela Ematerce da Regional do Crato, além de 155 m³ de manivas de mandioca, 4 mil raquetes de palma forrageira, 3.320 toneladas de sorgo forrageiro e mudas de cajú, cajá, manga, goiaba entre outras frutas nativas que serão distribuídas para, aproximadamente, 10 mil agricultores que estão cadastrados no Programa Hora de Plantar.

Somente em relação ao município de Crato, foram atendidos 290 agricultores e distribuídos mais de 4.000 quilos de milho híbrido dos 9 mil e 800 quilos, além de 150 raquetes de palma forrageira que foram destinados aos agricultores do município.

“É um momento de muita alegria porque consolida o plantio dos agricultores familiares para esse ano vindouro. Os agricultores já prepararam suas terras e estão ansiosos por adquirirem essa semente para jogar na terra e garantir a colheita para a sua safra”, comenta Elcileide Mendonça, técnica da Ematerce de Crato.

Programa Hora de Plantar

O Projeto Hora de Plantar foi criado para atender com sementes e mudas de elevado potencial genético os (as) agricultores (as) de base familiar do Estado. Foi estruturado a partir do programa denominado Arrancada da Produção, em 1987. Concebido, portanto, há mais de 24 anos, este projeto tem contribuído para o aumento da produção e produtividade e, para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.

O projeto cumpriu e cumpre a nobre missão de internalizar entre seus beneficiários, a importância da utilização da semente como um insumo essencial ao processo produtivo de nossas principais culturas. Além do mais, o Hora de Plantar tem conseguido a sensibilidade de diversificar o leque de ofertas de sementes e mudas, se adequando as reais necessidades dos agricultores(as) familiares cearenses, a exemplo da introdução do milho híbrido a partir de 1999 e, que hoje se constitui uma realidade, iniciada a partir da região do Cariri, estendendo-se as demais, principalmente Centro Sul, Sertões dos Inhamuns/Crateús, Baturité e Ibiapaba.

O projeto vem participando ativamente no segmento de mudas, com destaque para manivas de mandioca, raquetes de palma forrageira, colmos de cana-de-açúcar, mudas de cajueiro anão precoce e este ano a oferta de outras fruteiras: ateira, sirigueleira, aceroleira, mangueira, sapotizeiro, gravioleira, goiabeira, limoeiro e laranjeira contribuindo diretamente para a ampliação da área de fruticultura deste público em nosso Estado

Para mais informações sobre o Programa Hora de Plantar, clique aqui.

Post a Comment