Por Redação Gazeta do Cariri

A rapidez na condução de pacientes de alta complexidade faz parte do dia a dia dos profissionais do transporte aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que é referência no atendimento e no deslocamento de pacientes. Na noite dessa segunda-feira (17 de janeiro de 2022), uma equipe foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Juazeiro do Norte e pela Central de Regulação do Samu Ceará para o resgate de um homem de 69 anos. Ele foi transportado na Fênix 07 por profissionais da Ciopaer para internação em uma unidade hospitalar de alta complexidade. 

O trajeto entre Brejo Santo e Juazeiro do Norte, durou cerca de uma hora. O acionamento da aeronave se deu a partir do agravamento clínico do paciente, que apresentou múltiplas fraturas e lesões.


Devido à condição de saúde do homem, o transporte se deu de forma urgente. A equipe médica realizou a estabilização do paciente para que o deslocamento ocorresse sem apresentar riscos à vida do homem. Ele estava no Hospital Geral de Brejo Santo, quando a equipe da Ciopaer, da base de Juazeiro do Norte foi acionada para conduzi-lo a uma unidade hospitalar de alta complexidade. 

O motorista do caminhão com placas de Niterói - RJ, Jorge Luiz de Sousa Oliveira, foi transportado na aeronave com uma equipe médica e até o destino final da viagem, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte – a 64 quilômetros do local do acidente ocasionado pela colisão entre um caminhão e dois ônibus da Guanabara.

“Nós fomos acionados por volta das 20h40min, para o resgate de um paciente que estava preso às ferragens. Ontem, um caminhão colidiu com dois ônibus, ocasionando um acidente com múltiplas vítimas, que foram atendidas em unidades de saúde da região. Ao chegarmos ao local, o paciente tinha sido removido para o Hospital Geral de Brejo Santo. No hospital, o paciente estava em estado grave, então realizamos a estabilização dele e fizemos um voo com a Fênix 07 em uma hora. Após o deslocamento o paciente foi atendido no Hospital Regional do Cariri, onde passou por procedimento cirurgico”, explicou Mário Gustavo Nóbrega, médico da Ciopaer. 

Durante o voo, o paciente seguiu estável, devido às condições da aeronave e dos equipamentos, bem como dos profissionais do aeromédico, formado por um médico e por profissionais da segurança pública.

Post a Comment