Foto: Natinho Rodrigues/SVM

O isolamento de casos leves e moderados de Covid-19 tem um novo prazo recomendado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O isolamento deverá ser feito por cinco dias, caso dê negativo; e sete dias para casos de aparecimento de sintomas respiratórios e febre.

Esse isolamento é a separação de indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissibilidade da doença, quando é possível transmitir o patógeno em condições de infectar outra pessoa, reforça a Sesa.

De acordo com a Sesa, no quinto dia de isolamento, se os sintomas persistirem, o isolamento deverá ser mantido. Se a pessoa não apresentar sintomas, não apresentar uso de analgésicos ou antitérmicos por 24 horas, o mesmo deverá fazer o teste para Covid-19, preferencial teste de antígeno.

Na falta deste, o RT-PCR. Caso positivo, o isolamento deve continuar até o décimo dia. Se negativo, sair do isolamento, mas manter as medidas adicionais sempre até completar os dez dias. (ver recomendações abaixo).

Já no sétimo dia de isolamento, se os sintomas se mantiverem, o teste para Covid-19 é opcional, porém o isolamento deve continuar até o décimo dia.

Junto a isso com reavaliação médica se os sintomas estiverem presentes. Caso não apresente nenhum sintoma, a pessoa deve sair do isolamento, porém mantendo as medidas adicionais sempre até completar os dez dias.

Medidas adicionais durante os cinco dias adicionais (6º ao 10º dia)

Usar máscara bem ajustada ao rosto em casa ou em público.

Evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou com fatores de risco para agravamento da Covid-19, como também locais com aglomerações de pessoas.

Não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares; evitar comer próximas a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho.

Não viajar durante o seu período de isolamento de 05 dias após o início dos sintomas. Após esse período, orienta-se fazer teste para detecção do vírus SARS-CoV-2, teste rápido de antígeno. Só viajar se o resultado for negativo e se estiver sem sintomas antes da viagem. Caso não for possível realizar o teste, orienta-se adiar a viagem por pelo menos 10 dias, a contar do início dos sintomas.

Fonte: g1 CE

Post a Comment