Projeto oferta alimentação e banho, além de promover roda de conversa sobre direitos, saúde e assistência.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destaca que a população em situação de rua aumentou durante a pandemia. Uma pesquisa publicada em Março de 2020 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostra que o número total de pessoas em situação de rua no Brasil é de aproximadamente 221.869.


Em Juazeiro do Norte a Associação Beneficente Madre Maria Vilac (Abemavi) atua desde 2009, com trabalhos voltados para atender e ajudar pessoas em situação de rua, com atendimentos diários, de forma totalmente gratuita. Na terça-feira, 25 de janeiro de 2022, ocorreu durante o almoço uma conversa muito importante sobre o Janeiro Roxo, abordando a conscientização e combate a hanseníase.


De acordo com Ronildo Oliveira, integrante da coordenação da Abemavi, o projeto não visa apenas ofertar um prato de comida, vai além disso. “Eles vêm até a instituição, tomam um banho, recebem uma roupa limpa, um kit de higiene pessoal contendo sabonete, prestobarba, papel higiênico, sabão para lavar a roupa, e finaliza com a entrega do almoço”, disse.

O local também realiza roda de conversa sobre direitos, saúde e assistência. Há uma equipe de voluntariados desde as cozinheiras que preparam as comidas, até assistente social presente às terças-feiras para acolher a população e fazer o cadastro social e saber quem são essas pessoas. Atualmente o projeto atende mais de 110 pessoas cadastradas que passam semanalmente pela instituição.


Por se tratar de um projeto sem fins lucrativos, eles se mantêm com doações. “Um dos nossos maiores desafios atualmente diz respeito as doações, principalmente de alimentação”, destaca Ronildo. Para além disso, há ainda despesas com o aluguel mensal que ultrapassa os R$ 2.000,00, bem como internet, água, luz e telefone.

São ações de suma importância que deveriam ser prioridade do Estado, entretanto, sabe-se da deficiência do poder público em atender com dignidade esse público à margem da sociedade, carecendo assim de pessoas que abracem a causa e proporcionem uma situação melhor.

A Abemavi oferta nas segundas jantar, nas terças almoço, quartas atendimento psicológico pela manhã, nas quintas recebe grupo de idosos, além de atendimento jurídico, e nas sextas atendimento aos demais grupos. Está localizada na Rua São Francisco n° 1485.

Assessoria Commonike

Post a Comment