O ex-vereador em Juazeiro do Norte, Pedro Orlando Alves de Alencar, morreu aos 79 anos nesta sexta-feira (28 de janeiro de 2022), na sua residência, onde o corpo está sendo velado na Rua Santa Clara, 290, no bairro Salesianos. A família anunciou que o sepultamento será na manhã deste sábado (29), no Cemitério do Socorro. Orlando Alencar – como era conhecido – nasceu no dia 14 de agosto de 1942 no Sítio Pau D´arco, na zona rural de Juazeiro, e era filho do cratense Álvaro Moreira de Alencar e da barbalhense Alzira Alves de Lira.

Ele foi comerciante do ramo de folheados e era um apaixonado pela agricultura e por política, tendo sido vereador durante três mandatos em Juazeiro. Logo que veio morar na sede do município se tornou camelô, passando a vender agulhas, pentes e até cebolas, numa verdadeira história de lutas. Na época do presidente Juscelino Kubitschek foi embora para Brasília, no final da década de 50, quando passou a trabalhar numa padaria. Depois, comprava produtos em panificadoras e vendia em bicicletas ou carros de mão.

O rumo seguinte foi São Paulo onde trabalhou numa indústria e, posteriormente, tomou o caminho das feiras livres na condição novamente de camelô, mas, desta vez, vendendo tecidos. Também passou pelos municípios de Irecê, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e outros na Bahia já negociando com joias o que fez até o ano de 1962 quando retornou a Juazeiro.

Por aqui, casou com a funcionária da Cagece, Francisca Fernandes de Alencar, de cujo enlace matrimonial nasceram a pedagoga e ex-funcionária do BIC, Lucilene Fernandes de Alencar, a professora Orlaneide Fernandes de Alencar e Patrícia Odeneide. Orlando costumava dizer ser um homem feliz, principalmente em virtude da família que tinha incluindo os seus seis irmãos que eram comerciantes ou funcionários públicos.

No ano de 1976 foi incentivado por amigos do comércio a ingressar na política o que fez pelo MDB obtendo 754 votos e eleito vereador em Juazeiro. Dois anos depois foi candidato a deputado estadual e obteve votos em quase todos os municípios num total de 1.942 dos quais exatos 1.000 só em Juazeiro ficando numa suplência próxima. Em 1982 disputou a reeleição para vereador e obteve 1.348 votos pelo PDS e nova reeleição em 1988 com 859 votos pelo PFL, sendo que, nos três pleitos seguintes não obteve mais êxito com 638 votos (1992/PFL); 571 (1996/PPB) e 229 (2000/PPS).

Orlando Alencar era participante ativo dos movimentos religiosos como círculos católicos e Encontro de Casais com Cristo quando mantinha estreito relacionamento com todas as paróquias. Jamais escondeu suas devoções por Padre Cícero e Dom Bosco e foi ainda partícipe dos movimentos sociais dirigindo o Treze Atlético Juazeirense ou como sócio de outros clubes da região. Era ainda apaixonado por futebol e sempre ia ao Romeirão nos jogos de Icasa e Guarani, este último time do seu coração.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment