O organizador do Rally Cerapió, Ehrlich Cordão, contou que o piloto Daniel Santos, de 36 anos, que faleceu durante a sexta etapa do Rally, havia sofrido um mal-estar e tonturas nos dias anteriores ao evento. Ainda segundo Cordão, a esposa de Daniel, Aline Natale, contou que participar do Cerapió era um sonho do piloto.

Daniel Santos, de Nova Venécia, do Espírito Santo, foi encontrado morto na quinta-feira (27 de janeiro de 2022) após mais de 24 horas de buscas, na zona rural de Granja, no Ceará. Ele era casado e pai de três meninas.

“A nossa prova é um ícone. Então, as pessoas têm vontade de fazer o Dakar [Rally Paris-Dakar], o Sertões e o Cerapió. O piloto que faz essas três provas realiza seu sonho, e era o sonho dele fazer o Cerapió. Assim a mulher dele nos relatou. E a gente ficou muito triste”, disse Ehrlich Cordão.

Segundo o organizador do Rally, amigos de Daniel relataram que ele havia passado mal já no dia da largada da prova.

“No dia seguinte, ele acordou enjoado, tonto, e quando chegou em Viçosa, num ponto neutro num posto de gasolina, ele chegou se queixando disso. Mas um amigo ofereceu um energético, que ele tomou e foi”, disse.

Homenagens
Na manhã desta sexta-feira (28), a esposa, as filhas, amigos e outros atletas que participaram da prova fizeram uma corrente de orações em homenagem ao piloto, em Luís Correia, no Piauí.

Daniel deve receber também uma homenagem da organização do Rally Cerapió no livro comemorativo de 35 anos do evento, a ser lançado em breve.

Tinha experiência
Daniel era dono de uma loja de artigos relacionados a motocross, e tinha experiência em provas da modalidade no seu estado, Espírito Santo, e em outros estados do Nordeste. Mas esta era a primeira vez que corria em uma prova no Piauí.

“Acho que a gente não pode culpá-lo. É a vontade do piloto de vencer, de fazer a prova. A gente lamenta muito, não queria que isso acontecesse. Mas a gente crê agora que Deus console a família e console todos nós, porque todos estamos muito tristes”, disse.

2 km longe da trilha
Segundo o organizador, Daniel se perdeu da trilha do rally e se afastou cerca de 2 km. Outros pilotos que participavam das provas teriam avistado Daniel e percebido que ele estava cansado.

“Os pilotos relatavam ‘a gente viu ele na serra. Estava muito exausto, passando mal’. Fomos procurá-lo, mas ele não fez o roteiro e não o encontramos”, contou.

Daniel foi localizado no final da tarde de quinta-feira (27) por pilotos moradores de Viçosa do Ceará, que conheciam bem a região. Ele estava deitado, em um ponto de difícil acesso, de onde não teria mais como voltar.

“Ele foi encontrado sem capacete, sem colete e ele deitado de bruços. Ele teve tempo de tirar tudo isso, não foi um acidente violento, uma queda. O IML de Sobral vai fazer análise [e determinar a causa da morte], mas pela minha experiência como piloto, eu acho que ele foi à exaustão”, disse Cordão.

Fonte: g1 PI

Post a Comment