O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), anunciou, no sábado (29 de janeiro de 2022), ao lado da secretária de Educação do município, Pergentina Jardim, que os professores da rede pública do município terão aumento de 33,23%. A mensagem com a adequação salarial será enviada à Câmara Municipal ainda nesta semana.

"Conforme o governo federal concedeu um reajuste na casa dos 33,23% no piso nacional da educação, nós aqui vamos seguir esse mesmo índice de reajuste e vamos aplicar para nossa categoria de professores", garantiu o gestor.

O piso salarial nacional de professores passou de R$ 2.886 para R$ 3.845 na última quinta-feira (27) quando Jair Bolsonaro determinou o reajuste de 33,23%. 

"Eu vou seguir a lei. Governadores não querem os 33%, tá? Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso, ok?", disse o mandatário.

No entanto, a autorização de Bolsonaro opôs Governo Federal gerou apelo por garantia de mais recursos, principalmente por parte dos prefeitos, que afirmam que esse aumento poderá desestabilizar as contas de estados e municípios. O novo valor também vai contra a sugestão do Ministério da Economia, que havia aconselhado um aumento de 7,5%.

Em Fortaleza, o prefeito José Sarto (PDT) também deve enviar à Câmara Municipal nesta semana o reajuste de 22,34% no piso, que será somado aos 11% acertado com a categoria no final do ano. O governador Camilo Santana (PT) também afirmou que aplicará o reajuste conforme a lei nacional.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment