Foto: George Wilson

Ainda recuperando-se da baixa movimentação dos últimos dois anos, agravada pela situação pandêmica de Covid-19, o Aeroporto de Juazeiro do Norte mais uma vez volta a estabelecer bons números em movimentação de passageiros após um longo período de queda exponencial nas operações. Nos sete primeiros meses de 2020 (período crítico da pandemia) a baixa foi de 47,9% em relação ao mesmo período de 2019, e em 2021 houve recuperação de 37% nos embarques e desembarques em relação ao mesmo período do ano anterior. Só no último mês de dezembro, o aumento foi de 41,8% no número de passageiros que dezembro de 2020, mês em que o país começou a retomar os voos domésticos.

Conforme dados disponibilizados pela Aena Brasil, administradora do terminal Orlando Bezerra de Menezes, para 2021, até agora, transitaram 398.241 passageiros, bem como 536 toneladas em cargas, somando 6.072 operações. Em 2020, o acumulado foi de apenas 157.431 passageiros e 229 toneladas, para o mesmo período, com 2.667 operações nos sete primeiros meses do ano. Somente em dezembro, mês em que o aeroporto juazeirense contabilizou 56.475 passageiros, a movimentação foi suficiente para superar o de outros aeroportos de médio e grande porte, como Maringá (MG), Santarém (MA), Ribeirão Preto (SP) e as capitais Palmas (TO), Boa Vista (RO) e Rio Branco (AC).

Acumulado total de operações de janeiro a dezembro de 2021. Fonte: Aena Brasil

Acumulado total de operações de janeiro a dezembro de 2020. Fonte: Aena Brasil

O aeroporto segue batendo o próprio recorde. Também em dezembro, o terminal juazeirense seguiu com a maior movimentação registrada para o mês nos últimos seis anos, superando o acumulado para o mês em 2018, que contabilizou 54.393 passageiros embarcados e desembarcados. Em 2018 foi registrada a maior movimentação no aeroporto dos últimos seis anos, contabilizando 558.556 passageiros, onde em 2021 o acumulado no total de 398.24, indicando melhor recuperação.


Reforma e ampliação

Foi assinado nesta terça-feira (1º), o financiamento com o Banco do Nordeste (BNB), no valor de R$ 886,9 milhões para reforma dos aeroportos administrados pela Aena Brasil. Dentre eles, o Aeroporto de Juazeiro do Norte, que receberá aporte de R$ 168,2 milhões.

As obras no terminal Orlando Bezerra de Menezes contemplam ampliação de pistas de pouso, táxi, pátios para aeronaves e terminais de passageiros. Instalação de novas pontes de embarque móveis. Mais espaço operacional para áreas de check-in, inspeção de bagagens, aduana e migração. Além disso terá investimento em áreas comerciais, com a capacidade de receber mais lojas e restaurantes.

O Aeroporto de Juazeiro do Norte está entre as ampliações mais abrangentes, contemplando a renovação completa do terminal. Atualmente com 2,5 mil metros quadrados, o prédio vai mais que dobrar de tamanho, ganhando um um acréscimo de 3,8 mil metros quadrados. A edificação vai passar a ter 6,4 mil metros quadrados de área total. Além disso, o prédio existente passará por reformas. Todos os ambientes operacionais serão melhorados e ampliados, segundo a administradora.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment