"Esse é o tipo de câncer que acomete o intestino grosso, parte do nosso sistema digestivo responsável pela absorção de água dos resíduos indigeríveis e formação das fezes", explica Dr. Diego Santos.

Se você está apresentando sangue nas fezes, mudança do hábito intestinal, alteração na forma das fezes, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente é bom ficar em alerta e procurar um especialista para que seja investigado. 

De acordo com Diego Santos, Cirurgião Oncológico, “esses são alguns dos sintomas inicialmente que podemos pensar e levantar a suspeita do câncer colorretal. Ele é um tumor maligno que se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino. Após a mutação de um gene conhecido por APC os pólipos podem sofrer alterações e no decorrer do tempo virar um câncer”.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer- INCA o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum no Brasil. Estima que em 2022, sejam diagnosticados no Brasil 41.010 novos casos de câncer colorretal (20.540 em homens e 20.470 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 19,63 casos novos a cada 100 mil homens e 19,63 para cada 100 mil mulheres.

De modo geral, o risco de desenvolver câncer colorretal ao longo da vida é um pouco menor nas mulheres do que nos homens; cerca de 1 em 23 (4,4%) para homens e 1 em 25 (4,1%) para mulheres.

 Vários fatores podem afetar o risco de uma pessoa desenvolver câncer colorretal, como:
- excesso de gordura corporal;
- consumo excessivo de carnes vermelhas e carnes processadas;
- alimentação pobre em fibras;
- tabagismo e etilismo;
- história familiar ou pessoal de pólipos, doenças inflamatórias intestinais ou o próprio câncer colorretal, podem provocar/aumentar o risco de desenvolver. 

O Cirurgião Oncologista, Diego Santos, explica que “o diagnóstico é dado através de um exame conhecido por colonoscopia. Através desse exame podemos identificar desde lesões iniciais até lesões mais avançadas, e realizar a biópsia que dará o diagnóstico definitivo. Após a realização da biópsia e confirmação podemos partir para o tratamento que consiste em cirurgia, quimioterapia e radioterapia (a depender da localização do tumor e seu estágio)”. 

É um tipo de câncer que se for detectado em sua fase inicial as chances de cura são maiores. Por isso, a importância de cuidar da saúde e fazer sempre exames de prevenção. Em relação à faixa-etária o Cirurgião Oncológico Diego diz que “Infelizmente é uma doença que apesar de ser mais frequente em pacientes mais velhos não impede que pacientes jovens tenham. Um bom exemplo foi o ator Chadwick do filme a pantera negra”.

Assessoria Commonike

Post a Comment