Parar de fumar não é uma tarefa fácil, porém, os interessados em abandonar o cigarro podem contar com o apoio do Programa de Controle ao Tabagismo oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD, localizado na Rua Neroly Filgueira 408, Centro de Barbalha.

O programa, lançado em 2021, tem como objetivo auxiliar os participantes no combate ao uso de cigarro, orientando a pessoa fumante sobre os riscos à saúde, além da importância da dedicação do próprio indivíduo durante o processo de cessação do tabagismo.

De acordo com a coordenadora do CAPS AD, Karen Shirmene, o tratamento é orientado conforme modelo recomendado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, baseado na Terapia Cognitiva Comportamental e tratamento medicamentoso. “Os medicamentos são de uso por tempo determinado. Além disso, são acompanhados semanalmente por um profissional farmacêutico. Esses medicamentos funcionam como um auxílio, uma vez que o principal fator para que se consiga parar de fumar é o paciente fortalecer tal desejo”, concluiu

O programa é assistido por profissionais de equipe especializada, com médico psiquiatra, farmacêutico, terapeuta ocupacional, psicólogo e enfermeiro. O atendimento ocorre em 4 sessões estruturadas. Após essas sessões, os pacientes passam por uma avaliação clínica.

Post a Comment