22/02/2022

A região do Cariri soma 9.194 casos de covid-19 em estudantes entre primeiro de janeiro e 15 de fevereiro, de acordo com dados do IntegraSUS, plataforma do Governo do Ceará para divulgar informações e dados sobre a pandemia. Mais da metade dos casos (50,78%) foi contabilizada apenas nos primeiros 15 dias de fevereiro, ou seja, duas semanas após os primeiros 10 dias de aulas presenciais na rede de ensino do Cariri.

Cinco municípios concentram as maiores quantidades de casos confirmados entre estudantes na região. Município com a maior rede de ensino do Cariri e, com isso, a maior quantidade de estudantes, Juazeiro do Norte lidera como o município com mais estudantes infectados: 2.825. Na sequência estão Crato, com 1.340 alunos que testaram positivo para a covid-19; Brejo Santo, com 867; Barbalha com 580 diagnósticos; e Mauriti, com 466 alunos infectados desde o primeiro dia de 2022.

Em Juazeiro do Norte, que lidera os casos na região, as escolas elaboraram um plano escolar para o retorno seguro às atividades presenciais. Diretor de monitoramento, controle e avaliação pedagógica da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, Felippe Valdevino detalha que o plano contém orientações voltadas à prevenção da infecção causada pelo novo coronavírus e variantes. Entre as medidas, estão a obrigatoriedade do uso de máscara, aferição da temperatura e higienização das mãos para acesso às escolas. Caso o estudante apresente 37,8 graus de temperatura, deverá aguardar 30 minutos junto do responsável para uma nova avaliação.

Planos e orientações semelhantes foram elaborados e adotados por outros municípios e instituições privadas no Cariri. O documento de Juazeiro do Norte ainda detalha uma série de procedimentos para monitoramento e conduta quando algum sintoma foi identificado ou quando a infecção por coronavirus seja identificada. “Fazemos o monitoramento diário através do Painel de Monitoramento Covid-19. É um formulário que cada escola preenche diariamente, informando se há ou não casos notificados. Quando há alguma notificação, são informados: se o caso notificado é de professor, funcionário ou estudante; quais são os sintomas e quando eles iniciaram; como foi feita a notificação (se a pessoa esteve na escola ou se apenas informou sem ir à escola); se o caso tem relação com outros casos ou se é um caso isolado”, explica o diretor de monitoramento, Felippe Valdevino.

Ele acrescenta que a gestão municipal segue orientações expedidas pela Secretaria Municipal de Saúde em uma nota técnica. Em casos confirmados, há a exigência de que o aluno permaneça no ensino remoto até que seja permitido o retorno às atividades presenciais. O mesmo ocorre com a turma do aluno que testou positivo, enquanto a escola, por sua vez, passa por uma desinfecção. “Nós orientamos constantemente os gestores das escolas, atualizando as orientações dos órgãos de saúde, para que eles possam tomar decisões respaldadas pelos decretos e orientações da Secretaria de Saúde”, conclui Felippe Valdevino.

Fonte: Jornal do Cariri

Post a Comment