Com a redução dos casos de Covid-19 nos municípios, as cirurgias eletivas voltam a funcionar nas unidades de saúde estaduais a partir desta segunda-feira (14 de fevereiro de 2022). De acordo com o secretário de saúde do Ceará, Marcos Gadelha, a decisão foi tomada em virtude da melhora do cenário epidemiológico e do avanço da vacinação.

O retorno irá acontecer de modo gradual, considerando o avanço ou a diminuição de casos confirmados do novo coronavírus. "Nós tivemos uma diminuição importante no atendimento das nossas UPAs, das nossas Unidades Básicas de Saúde, uma diminuição da positividade relativa aos exames de Covid", compartilha.

Dessa forma, há o registro de uma menor transmissibilidade do vírus e uma demanda menor por leitos de internação, tanto de enfermaria, quanto de UTI. "Isso tudo só foi possível graças ao avanço da nossa vacinação", reforça. 

"Hoje a gente tem evoluído com o aumento da nossa cobertura vacinal e a gente ressalta a importância do cidadão aderir e procurar os postos de vacinação, porque só assim nós vamos poder caminhar e avançar nos outros programas, como é esse programa das cirurgias eletivas".
MARCOS GADELHA
Secretário de Saúde do Ceará

Suspensões 
No dia 5 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) decidiu suspender todas as cirurgias eletivas nos hospitais da rede estadual. A medida foi tomada diante do aumento progressivo dos casos de infecção por Covid-19 e a simultânea crescente dos registros da gripe Influenza, principalmente uma nova cepa da H3N2, no Ceará.

Segundo a Sesa, a decisão "foi tomada em decorrência do aumento de casos Covid19 e de síndrome gripal". A Pasta informou ainda que a "iniciativa está prevista dentro do plano de contingência de enfrentamento à pandemia e ocorre para adequação da rede hospitalar para tratamento desses pacientes". As cirurgias de emergência e urgência foram mantidas.

Cenário da Covid-19 no Ceará
Após o aumento de casos da Covid-19, com a chegada da variante Ômicron, Fortaleza registrou queda na média de ocorrências da doença entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro.

Entre a 4ª e a 5ª  Semanas Epidemiológicas (SEs), a capital cearense teve uma diminuição de 50,15% na média móvel, saindo de 573 para 285,6 casos. 

Além disso, dos 184 municípios cearenses, em 57 cidades, segundo as informações divulgadas nas páginas oficiais das Prefeituras, cruzadas com os boletins publicizados nas redes sociais oficiais das gestões, não houve acréscimo de mortes em 2022, mesmo com o registro de novos casos da doença.

Fonte; Diário do Nordeste

Post a Comment