Os três concursos públicos para novos professores das universidades estaduais do Ceará somam 663 vagas. A informação foi divulgada pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), em transmissão ao vivo pelas redes sociais no começo da tarde desta terça-feira, 1º de fevereiro de 2022.

Os novos funcionários públicos serão alocados na Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), na Universidade Regional do Cariri (Urca) e na Universidade Estadual do Ceará (Uece). O intuito é expandir o corpo docente das universidades para implementação de um plano de interiorização e regionalização das unidades de ensino. 

Conforme o governador, a expansão inclui ainda a criação de novos cursos de ensino superior em cada universidade estadual, com a construção de novos centros de ensino. As novas vagas para professores universitários que devem abarcar a criação dos novos cursos e também a ocupação definitiva de vagas ocupadas por professores substitutos. 

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 

365 vagas para concurso da Uece
184 vagas para concurso da Urca
114 vagas para concurso da Uva

Mais informações sobre os editais serão anunciadas em evento na próxima quinta-feira, 3 de fevereiro, com a presença dos reitores das três instituições. No evento, serão anunciados ainda a localização dos novos campus das universidades estaduais, bem como a lista nominal dos cursos de ensino superior que serão criados em cada instituição de ensino. 

Além dos concursos com foco na educação, ainda em dezembro de 2021, também durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o líder do Executivo cearense havia anunciado ao menos outros sete concursos públicos a serem realizados durante o ano de 2022 para o Estado. 

Concursos públicos previstos para 2022 no Ceará:
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)
Metrô de Fortaleza (Metrofor) - 150 vagas
Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva)
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Universidade Estadual do Ceará (Uece)
Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS)
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
Procuradoria-Geral do Estado

Fonte: O Povo

Post a Comment