Fotos: Rozelia Costa

Por: Patrícia Mirelly Lima

Às seis horas da manhã deste domingo, 20 de fevereiro de 2022, Dom Magnus Henrique Lopes presidiu a tradicional Missa em sufrágio da alma do Padre Cícero Romão como bispo diocesano de Crato, na Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte. Antes, por volta das cinco e meia, ele foi acolhido ao som da Banda de Música municipal e saudado pelos fiéis e romeiros. Acompanhado do reitor da Basílica, Padre Cícero José, caminhou até o túmulo do Padre Cícero onde rezou em silêncio durante alguns minutos, enquanto o coral entoava o bendito composto especialmente para sua acolhida.


A cerimônia foi concelebrada por outros cinco bispos que vieram acompanhar a posse canônica no dia anterior, na Catedral do Crato. Entre eles o presidente do Regional Nordeste 2 (o qual Dom Magnus fazia parte), Dom Paulo Jackson Nóbrega, de Garanhuns/PE; Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo emérito de Vitória da Conquista/BA; Dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares/CE; Dom Rosalvo e Dom Antônio Cavuto, de Itapipoca/CE. Padres da Basílica Santuário, de outras paróquias da Diocese de Crato e demais dioceses romeiras também concelebraram.


Após a proclamação do Evangelho feita pelo diácono Francisco Martins, Dom Jackson proferiu a homilia a pedido de Dom Magnus. A passagem retirada do livro de São Lucas narrava a pregação de Jesus sobre a necessidade de “amar os vossos inimigos, fazer o bem aos que vos odeiam e rezar por aqueles que vos caluniam”. Neste sentido, Dom Jackson mencionou “a violência urbana gratuita e a cultura de morte e de violência” cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas em oposição aos ensinamentos de Jesus, que o Padre Cícero Romão adaptou depois à realidade do povo sertanejo: “Quem matou, não mate mais; quem roubou, não roube mais. Romeiro de verdade vive a fraternidade”.

Bispo romeiro

De identidade franciscana, Dom Magnus é nordestino do Rio Grande do Norte e nas duas vezes em que se dirigiu aos romeiros (numa carta logo após a eleição para bispo de Crato e depois na homilia da missa de posse) se disse peregrinos como eles.


“É uma alegria estar aqui, hoje, como nordestino, celebrando, como bispo, a romaria, este momento de fé para o nosso povo. A fé do romeiro que vem de tão longe, com tantas dificuldades, é essa fé que nos move para ser, verdadeiramente, pastores desses homens e mulheres de Deus”, considerou. Ao fim da missa, Dom Magnus foi presenteado com uma mitra feita por Artesãos Mãe das Dores a partir das palhas da carnaúba, árvore típica do semiárido nordestino. O presente foi entregue pelo romeiro  de Pesqueira/PE

Mensagem da Casa da Mãe das Dores e dos romeiros

A agente de pastoral Carmen Lúcia Tomás Bezerra dirigiu palavras de boas-vindas a Dom Magnus representando os paroquianos. Ela desejou que o ministério episcopal do novo bispo de Crato seja marcado pela “orientação pastoral e na evangelização” com atenção especial à causa do Padre Cícero Romão. O coordenador da Campanha dos Romeiros da Mãe das Dores e do Padre Cícero, Rosivaldo Pedro, leu uma carta em nome da nação romeira escrita por José Carlos Barbosa, de Surubim/PE. Um dos trechos pedia ao pastor diocesano que “escute o bom povo dessa Diocese, o bom povo romeiro; o povo sabe falar, o povo quer falar” em referência ao processo de “escuta sinodal” iniciado pelo Papa Francisco. As duas mensagens estão publicadas aqui neste site.

A celebração pode ser revista no canal da TV Mãe das Dores no YouTube.

CARTA DO ROMEIRO

Surubim, 20 de fevereiro de 2022.

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração.” (Jeremias 3,15)

A Diocese de Crato está em festa por chegar o dia da posse do seu novo Bispo, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap. Essa alegria se estende por todo o Nordeste, pois o senhor, Dom Magnus, chega a esta Diocese que acolhe os inúmeros romeiros e romeiras da Mãe das Dores, do Padre Cícero, da beata Maria de Araújo, de Benigna e do beato José Lourenço, que estão espalhados por todos os estados do nosso querido Nordeste.

Sou romeiro e quero saudar em nome de todos os romeiros e romeiras, aquele que o coração do Bom Pastor elegeu para conduzir esta porção do Povo de Deus. Lembro que a Diocese do Crato também é nossa Diocese e o senhor, Dom Magnus, também é nosso Pastor.

Durante o período de Sé Vacante, toda a Igreja Particular de Crato e os romeiros estiveram unidos em oração pedindo a Deus que lhes enviasse um novo Bispo. Agora este mesmo povo o acolhe com muita felicidade, como o Pastor maior desta Diocese que vem para confirmar os irmãos na fé e conduzi-los com fidelidade no seguimento de Jesus.

Essa Igreja particular, sempre viveu uma história de fé e missão nesta terra e foi conduzida por muitos missionários. O senhor, Dom Magnus, também é missionário, é dom de Deus para todos nós, é a expressão do cuidado que Ele tem em não deixar faltar pastores para conduzir o seu Povo.

O lema que inspira o seu ministério episcopal “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4,13) nos traz esperança e confiança para continuar a Missão, diante dos desafios que hoje nos são apresentados. Dom Magnus, no momento em que a Santa Mãe Igreja se dispõe a escutar o povo de Deus, escute o bom povo desta Diocese, escute o bom povo romeiro. O povo quer falar, o povo tem o que falar, o povo sabe falar, e falando, ensina, e quem o escuta, aprende.  

Suplico à Virgem da Penha, padroeira desta nossa Diocese, que com amor materno, torne fecundo o seu ministério episcopal nesta Igreja.

José Carlos Barbosa

Romeiro

Post a Comment