A especialista e fundadora da Flor de Juá chama atenção para o risco em tomar chás para emagrecer a qualquer custo.

A ingestão de chá é uma prática bem comum, herdada há séculos dos nossos ancestrais, principalmente dos povos indígenas que usavam com fins medicamentosos para curar diversas doenças que acometiam seus povos. Assim, a prática foi passando de geração em geração e até os dias atuais é comum.

Hoje observa-se uma crescente utilização de chás com fins estéticos, o que pode ocorrer, mas desde que prescrito por profissionais especializados. Por ser de fácil acesso e manuseio, as pessoas acabam pulando a parte da indicação e tomando os compostos por conta própria, o que é um grande perigo para a vida.

A farmacêutica Lindaura Carvalho destaca que a utilização de chás com fins de emagrecimento e sem orientação profissional podem conter muita interação medicamentosa, devido as várias substâncias juntas. “Toda planta tem vários princípios ativos somados, então quando há uma mistura, essas substâncias se interagem entre si, podendo causar lesão no fígado e rins”, explica.

VÍDEO:


Os chás, quando mal administrados, podem provocar também aborto, má formação do feto, arritmias e paradas cardíacas, queda e aumento da pressão arterial, insônia, sonolência, irritação e diversos outros distúrbios, culminando com o mais grave que é a morte. Assim como pode ajudar, ele também pode interferir negativamente de várias formas no cotidiano, tanto a curto quanto a longo prazo.

Assessoria Commonike

Post a Comment