O flautista e professor Heriberto Porto integra a programação do Festival Jazz & Blues, no Ceará. Foto: Divulgação

O Festival Jazz & Blues realizará uma edição especial com um formato diferente do tradicional que acontece há mais de 20 anos. O evento altera a programação comum, e chega em equipamentos culturais de Fortaleza e Juazeiro do Norte neste mês de fevereiro de 2022.

Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente na plataforma Sympla no próximo dia 14, a partir das 9 horas. O Cineteatro São Luiz, BNB Clube — ambos em Fortaleza — e o CCBNB no Cariri estão inseridos na programação oficial do evento no dia 18 de fevereiro.

O evento já tem início no dia 16 de fevereiro, quando o festival leva atrações locais e nacionais ao Cineteatro São Luiz, com capacidade de público e protocolo de acesso de acordo com o decreto do Governo do Estado do Ceará. Serão duas sessões, às 17h e 20h.

A programação no Cineteatro São Luiz será exibida posteriormente no site do evento (www.jazzeblues.com.br) e no canal jazzebluesce no YouTube. Mais do que lives de shows, a programação será bem dinâmica, com música e bate-papos. É um pouco do conceito que marca o Festival Jazz & Blues há mais de duas décadas, com apresentações e boas histórias dos artistas compartilhadas com a plateia, presencial e online.

Atrações do Festival
No palco, o Quarteto Jazz & Blues, criado especialmente para esta edição, formado por alguns dos mais respeitados nomes da cena musical cearense, acompanhará a maioria dos convidados que, além de shows, vão participar de um bate-papo com o apresentador, o jornalista Rodrigo Vargas. O grupo é formado por Tito Freitas (piano), Carlinhos Patriolino (guitarra, violão e bandolim), Miquéias dos Santos (contrabaixo) e Adriano Azevedo (bateria).

São atrações desta edição:

O compositor, arranjador e guitarrista mineiro Toninho Horta;
O gaitista e compositor carioca Flávio Guimarães, que fazem parte da história do festival e participaram da primeira edição;
Os músicos Felipe Cazaux e Roberto Lessa, de bandas que integram o projeto Casa do Blues, que é um parceiro de longas datas do evento;
O guitarrista Mimi Rocha, músico dos mais atuantes da cena no Ceará;
O flautista e professor Heriberto Porto, que além de integrar a Marimbanda, com grande presença no Festival, é um importante colaborador na área da formação.

E mais, duas grandes representantes da nova geração de intérpretes cearenses, Lorena Nunes, que se apresentou no festival em 2016 com um tributo à Tropicália, e Camila Marieta, que participa pela primeira vez do Jazz & Blues.

Dois dos integrantes da Banda Jazz & Blues, o baterista Adriano Azevedo e o multi-instrumentista Carlinhos Patriolino, também participam do bate-papo, que terá ainda a presença da diretora e uma das idealizadoras do Festival Jazz & Blues, Maria Amélia Mamede, e do jornalista e produtor musical Dalwton Moura, autor do livro sobre os 10 anos do evento.

O Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). Conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Sistema Verdes Mares, Gonçalves Calçados e Mercadinhos São Luiz.

Programação
Em Fortaleza, numa parceria do Festival Jazz & Blues com o projeto Jazz em Cena, que desde 2015 promove uma temporada permanente de jazz na capital cearense, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e o BNB Clube, local das apresentações, o flautista Heriberto Porto apresenta no dia 18 um Tributo a Liduíno Pitombeira, compositor cearense que é respeitado no cenário internacional da música de concerto.

O show terá dois momentos, um formado por solos de Heriberto e duetos com o violinista Lucas Raulino, e outro apresentado pelo Quinteto de Cordas Pedro Façanha, formado por Lucas Raulino e Thiago Proença (violinos), Rélmerson Lima (viola), Luciano Damasceno (cello) e Pedro Façanha (contrabaixo).

Na mesma noite, Bel Girão faz um Tributo a Leila Pinheiro, uma das grandes intérpretes da música brasileira de influência jazzística. O repertório passará por várias fases da carreira de Leila, destacando diversos compositores gravados e ressaltando a sutileza, a sofisticação, o esmero e os detalhes das interpretações.

Bel Girão (voz, teclado e violão) se apresenta com grupo formado por Nélio Costa (contrabaixo e direção musical juntamente com Bel Girão), Stênio Gonçalves (teclado e violão) e Pantico Rocha (bateria).

A programação no BNB Clube começa às 20 horas. O acesso é gratuito e a contribuição sugerida é de 1kg de alimento. Ingressos antecipados poderão ser retirados no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota) e no CCBNB (Rua Conde D´Eu, 560, Centro), dois por pessoa.

No Cariri a atração será o show do Duo Yaô, um projeto de música instrumental formado pelos instrumentistas Diego Sousa e Wesley Santana. Do sertão nordestino à sentimental Buenos Aires, os músicos transformam piano e violino em pontes com passe livre para a criação, interpretação e improvisação.

O Duo Yaô é fruto da mestiçagem genuinamente brasileira, regado à música clássica e tradicional, mirando o contemporâneo e o que mais possa vir depois dele. A apresentação será às 17h30 e o acesso também é gratuito.

Fonte: g1 CE

Post a Comment