Foto: Elizieldon Dantas

O Grupo Ninho de Teatro abriu, nesta sexta-feira (4 de fevereiro de 2022), inscrições para a segunda turma da Escola Carpintaria da Cena com foco na Formação Livre em Teatro e Tradição. Os encontros irão acontecer em formato virtual, de domingo a domingo, durante março e julho deste ano. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o próximo dia 15 de fevereiro, através de formulário eletrônico (link para nova aba). Estão abertas 30 vagas para a turma, que poderão ser preenchidas por artistas-pesquisadoras/es de todo país.

De acordo com Edceu Barboza, ator e integrante do Grupo Ninho, o processo de idealização da Escola surgiu em 2014, quando o grupo estava iniciando uma pesquisa a partir da memória do saber e do fazer dos Mestres e Mestras da Tradição Popular do Cariri. A primeira turma da Escola aconteceu em 2018, presencialmente, na Casa Ninho, espaço cultural da cidade de Crato. “É uma ação pedagógica livre da atriz e do ator, que pensa pertencimento, cultura popular, as mestras e os mestres, além de pensar no território e a memória do Cariri”, pontua o ator.

Devido à pandemia, a segunda turma da Escola acontecerá de forma remota. O projeto irá se estruturar em 14 módulos formativos, sendo sete ministrados por diversos profissionais da arte da cena e os outros sete ministrados por Mestres e Mestras de diferentes tradições.

A Escola conta com o apoio do Edital Escolas da Cultura 2017 – 2020 da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Casa Ninho.

Post a Comment