Foto: Gabriel Souza

Por Redação Gazeta do Cariri

880 vagas em cursos de graduação estão sendo oferecidas pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), na edição 2022.1 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA). As oportunidades estão distribuídas em 19 cursos, em quatro campi: Juazeiro do Norte (sede da UFCA), Crato, Barbalha e Brejo Santo. O edital de seleção será publicado nesta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022. Os candidatos devem realizar inscrição exclusivamente pela página do SiSU, do dia 15 ao dia 18 de fevereiro de 2022. Não há qualquer cobrança de taxa para a inscrição. 

No campus Juazeiro do Norte, onde funciona a maioria das graduações da Universidade, participam do SiSU/UFCA 2022.1 os cursos de Administração, Administração Pública e Gestão Social, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Filosofia Bacharelado, Filosofia Licenciatura, Jornalismo, Letras-Libras, Matemática Computacional e Música. 

No campus Barbalha, funciona o primeiro curso oferecido pela UFCA: Medicina, também ofertado nesta edição do SiSU. Já no campus Crato, funcionam os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, ambos na lista de formações ofertadas. Por fim, no campus Brejo Santo, são oferecidos, via SiSU, os cursos de Pedagogia e de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LINCM). 

Além dos 19 cursos oferecidos no SiSU/UFCA, a Universidade oferta outras quatro formações – todas no campus Brejo Santo: Química, Física, Matemática e Biologia. Para ingressar em algum desses cursos, é preciso, primeiro, ter cursado a Licenciatura Interdisciplinar: um curso generalista que forma professores para o Ensino Básico nas áreas de Ciências Naturais e Matemática. Caso queira aprofundar os conhecimentos em uma área específica, o/a egresso/a da LINCM pode optar por um dos quatro cursos oferecidos, ao fim do qual obterá um segundo diploma, na modalidade licenciatura. 

A maioria dos cursos oferecidos no SiSU/UFCA dispõe de 50 vagas para ingresso nesta edição 2022.1, com exceção dos cursos de Filosofia Bacharelado (20), Filosofia Licenciatura (30), Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (70), Letras-Libras (40), Medicina (40) e Pedagogia (30). 

Cotas 
Em conformidade com a Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo Decreto Nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, a UFCA reservará metade de suas vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Conforme o edital, aqueles que estudaram na condição de bolsistas em escolas privadas ou que estudaram em escolas privadas sem fins lucrativos não serão considerados “candidatos oriundos de escolas públicas”. 

Ao todo, há oito modalidades previstas no edital do SiSU/UFCA 2022.1 para ingresso por vagas afirmativas, considerando egressão de escola pública, etnia, renda, deficiência e, ainda, combinações dessas condições. Dentre as vagas reservadas a candidatos oriundos de escolas públicas, pelo menos 66,75% delas deverão ser ocupadas por autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e metade, por candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. 

Bonificação para surdos no curso de Letras-Libras 
No caso específico do curso de Letras-Libras, voltado para a formação de professores da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a UFCA optou por aumentar em 20% as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtidas por estudantes surdos que desejem ingressar na formação por ampla concorrência. Assim, candidatos surdos que se enquadrarem no perfil de outras vagas afirmativas deverão optar pela ampla concorrência com bonificação ou por outra modalidade de ingresso, sem a bonificação. 

Banca de Heteroidentificação 
Os candidatos autodeclarados pretos e pardos passarão por procedimento complementar de heteroidentificação, a ser realizado por comissão designada pela UFCA. O procedimento será realizado, excepcionalmente, por meio de entrevista on-line, em link disponibilizado pela Universidade, em datas e horários determinados na convocação nominal do/a candidato/a (a serem publicados na página do SiSU na UFCA). 

Pré-Cadastro e Matrícula 
Para facilitar o processo de verificação de documentos exigidos para matrícula na Universidade, a UFCA adotou, no início de 2020, o sistema informatizado de pré-cadastro – mesmo antes da pandemia de covid-19. O pré-cadastro consiste no envio, para a UFCA, via sistema, de cópias digitalizadas de documentos exigidos em edital. 

O pré-cadastro, no entanto, não anula a necessidade de apresentação presencial da documentação requerida pelo SiSU/UFCA. A apresentação na UFCA dos documentos anexados nas etapas on-line (pré-cadastro e recurso) só deve acontecer quando se restabelecerem condições sanitárias seguras para atendimento presencial. 

Nas edições 2020.1 (candidatos reclassificados), 2020.2 e 2021.1 na UFCA, ainda não foi possível realizar essa etapa presencial de apresentação de documentos, mas os ingressantes estão assistindo às aulas normalmente, de forma remota, até que seja possível cumprir essa formalidade. Apenas nos casos em que seja identificada alguma irregularidade na documentação ou o não comparecimento, quando for realizada a verificação presencial de documentos, os estudantes ingressantes nas edições citadas do SiSU/UFCA serão desligados da instituição. 

Com relação aos ingressantes na UFCA pelo SiSU 2021.2, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) aguarda posicionamento do Conselho Universitário (Consuni/UFCA) sobre o retorno das atividades administrativas presenciais para analisar a viabilidade da realização da etapa presencial de verificação de documentos (solicitação presencial de matrícula) antes do início das aulas do período letivo 2021.2, previsto para o dia 7 de março de 2022. 

SiSU 
O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Para participar, é preciso ter obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter participado do Enem na condição de treineiro/a.

Post a Comment