Foto: Printscreen de tela

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Juazeiro do Norte iniciou na manhã desta quinta-feira (3 de fevereiro de 2022), a 4ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento acontece de forma virtual até às 16h e tem como tema, “A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Com a participação de gestores, servidores, trabalhadores da saúde, e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a abertura da conferência contou com a presença do Mestre Ray Lima que na ocasião, recitou uma cenopoesia sobre a urgência da realidade. Alex Josberto, fonoaudiólogo especialista em educação popular e promoção da saúde, ressaltou a importância do evento através da leitura de uma cartografia da Chapada do Araripe sobre saúde mental, “sem diálogo não há saúde”.

O médico psiquiatra, Vitor Pordeus, relatou durante a conferência que há negligência da saúde mental, e que infelizmente, os profissionais da saúde “abordam o corpo como se fosse máquinas”, além de serem fortemente influenciados pela indústria farmacêutica durante a formação médica.

Segundo o psiquiatra, “não há saúde geral, sem saúde mental”, e que um diagnóstico bem feito “é a síntese da história de uma pessoa”, por isso, o médico ressalta a importância de compreender o passado para não “repetir os traumas no futuro”, conclui.

De acordo com a gestão municipal, o intuito é gerar 12 propostas e eleger 16 delegados que serão levados para a Conferência Regional, que acontecerá no dia 8 de fevereiro.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment