20/02/2022

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) recomendou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) anule todas as provas aplicadas pela banca organizadora dos concursos administrativo e de magistério, realizados nos dias 11 e 12 de dezembro de 2021. As provas tiveram a confirmação da inscrição de 73 mil candidatos.

Os editais dos concursos públicos foram lançados em 8 de setembro do ano passado, com 49 vagas para cargos administrativos e 132 para a área de magistério, além de 843 vagas no cadastro de reserva, somando-se os dois concursos. A banca responsável pelo certame foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).


O IFCE informou a reportagem que está analisando a recomendação junto a procuradoria jurídica e vai se manifestar dentro do prazo, que é até 22/02. A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa do Idecan e aguarda resposta.

O MPF-CE recebeu denúncias de candidatos acerca de problemas no concurso, como formatação diferente nas respostas corretas e ausência de cumprimento dos cronogramas. Nas redes sociais, candidatos reclamaram de questões com erros de formatações que poderiam favorecer alguns dos postulantes.

Veja imagens de denúncias sobre erros nas provas:



O documento assinado pelo procurador da República Oscar Costa Filho, na quinta-feira (17 de fevereiro de 2022), também recomenda a rescisão contratual com a banca organizadora, e a sua punição na seara administrativa.

O procurador estabeleceu o prazo de cinco dias para o envio das informações relativas ao cumprimento da recomendação assinada.

Suspensão do resultado
Em nota, no dia 4 de fevereiro, antes da recomendação de anulação das provas, o IFCE pediu ao Idecan a suspensão temporária da divulgação do resultado do concurso após recomendação do MPF com esta solicitação.

No documento, o IFCE informou que "está prestando todas as informações devidas ao MPF, com o compromisso de ambas as instituições de que os fatos sejam apurados com a maior brevidade possível". A instituição informou que os próximos passos só serão dados após apuração integral dos fatos.

Idecan envia nota sobre o caso

Em 22 anos de atuação, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) vem executando contratos de grande relevância em todo o território nacional. Somente no Ceará, neste momento, a banca está à frente dos concursos públicos da Polícia Civil, Polícia Forense e do Corpo de Bombeiros, todos executados com grande qualidade, rigor e eficiência, sendo elogiado pelo público especializado.

O Idecan trabalha com total transparência, zelo com segurança e qualidade e rigor de sua execução como um todo e também em seus calendários. Estamos certos de que esse fato será esclarecido e superado, e o concurso deverá seguir normalmente, como é o desejo de todas as partes envolvidas, em especial a sociedade e os candidatos.

“O idecan tem sido impecável em sua execução no concurso da PEFOCE. A organizadora vem mantendo fielmente os compromissos e sendo fundamental no bom andamento do certame.” (Dr. Átila Einstein- Comissão do Concurso Público da PEFOCE 2021/2022)

Fonte: g1 CE

Post a Comment