Foi sepultado nesta manhã de quinta-feira (3 de fevereiro de 2022), em Juazeiro do Norte, o corpo da aposentada Antônia Paulino da Silva, que faleceu aos 105 anos de idade, quando se constituía na mulher mais idosa residente no município. Ela nasceu em Viçosa (AL) no dia 12 de junho de 1916, e veio residir em Juazeiro no início da década de cinquenta, quando se casou e constituiu uma bonita família.

Dona Antonia desembarcou em Juazeiro ainda jovem com algo em torno de 30 anos, movida pela fé e devoção ao Padre Cícero e Nossa Senhora das Dores. Na época a cidade tinha apenas quatro décadas de emancipação política e o Padre Cícero havia falecido há 16 anos. Muito católica, ela transformou a sala de sua casa em um verdadeiro santuário com imagens diversas, dentre as quais de Padre Cícero, Frei Damião e até da Beata Maria de Araújo.

Esta última foi a protagonista do chamado “milagre de Juazeiro”, quando a Hóstia se transformou em sangue na sua boca, dando origem as peregrinações até o município. Dona Antonia residia na Rua da Paz, 348 (Pirajá), onde ocorreu o velório. Sua morte coincidiu com o dia consagrado à Nossa Senhora das Candeias e ela foi uma partícipe ativa da procissão das velas enquanto teve condições.

Inclusive, a chamada “Reza do Santo” ou a renovação do Sagrado Coração de Jesus em sua residência era sempre no dia 2 de fevereiro. Hoje pela manhã foi celebrada missa de corpo presente na Capela de Santa Clara, que fica na própria rua onde morava e perto de sua casa, seguida do sepultamento no Cemitério do Socorro.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment