A Polícia Federal deflagrou a Operação Policial Buck Duke, na manhã desta quarta-feira (23 de fevereiro de 2022), com o objetivo de instruir inquérito policial que apura contrabando de cigarros no Ceará, com atuação dos principais suspeitos na cidade de Cedro, na região Centro-Sul.

Quinze policiais federais cumprem 03 mandados de busca e apreensão expedidos pela 34ª Vara da Justiça Federal, em domicílios investigados na cidade de Cedro/CE. As buscas têm como objetivo apreender materialidade criminosa, mídias digitais, aparelhos celulares, documentos e outros elementos de prova que possam elucidar a participação dos suspeitos nos delitos investigados.

As investigações tiveram início no ano de 2019, quando houve a apreensão de carga ilícita de cigarro na região de Pacatuba/CE, após abordagem feita pela Polícia Militar. O aprofundamento das investigações trouxe elementos que comprovam existência de vínculo entre os responsáveis pela carga ilícita de 64 mil carteiras de cigarro em Pacatuba/CE e outra carga ilícita apreendida anteriormente na região de Chorozinho/CE, havendo indícios ainda de que o grupo criminoso pode ter participação em outros carregamentos de cigarro ocorridos no estado, envolvendo cifras milionárias.

As investigações continuam com análise do material apreendido na operação policial. Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelo crime de contrabando – art. 334-A do Código Penal. O nome da operação remete à história da indústria do cigarro.

Post a Comment