Foto: Hélia Scheppa/Arquivo/SEI

A aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 no Ceará foi aprovada para imunossuprimidos acima de 12 anos, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB/CE), nesta sexta-feira (18 de fevereiro de 2022).

A quarta dose para pessoas de 12 a 17 anos foi autorizada pelo Ministério da Saúde no último dia 9. Para os maiores de 18 anos, até 59 anos de idade, a liberação aconteceu em dezembro do ano passado.

A vice-diretora da CIB/CE, Sayonara Cidade, informou que o estado vai utilizar as vacinas da Pfizer/BioNTech para esta etapa da imunização.

Sayonara disse ainda que não há previsão para a discussão da quarta dose para idosos no estado. Anteriormente, a Sesa informou que o reforço da imunização deste público seria discutido na reunião da CIB/CE desta sexta-feira, mas não houve nenhuma decisão.

A Sesa já havia informado que, conforme orientação do Ministério da Saúde, o único grupo prioritário para esta etapa da imunização seria os imunossuprimidos.

No Ceará, atualmente, recebem a dose de reforço (D3) todas as pessoas acima de 12 anos. Crianças entre 5 e 11 anos estão sendo agendados para a primeira dose.

Doses suficientes
A Sesa informou que, apesar de haver doses em alguns municípios para iniciar esse esquema, não há registro de aplicação da quarta dose ainda e , quando houver, será informado nas planilhas do vacinômetro.

"Para a dose de reforço (ou quarta dose), o MS não realizou distribuição específica para essa dose do esquema. No entanto, as demais doses recebidas pelo Estado e distribuídas aos municípios são suficientes para o início desta estratégia nos municípios", complementa a secretaria.

O órgão estadual disse ainda que, a partir da publicação da Nota Técnica 65/2021 SECOVID, na qual o MS adota a administração de uma dose de reforço para todos os imunocomprometidos que receberam três doses do esquema primário há quatro meses ou mais, o Ceará segue as mesmas recomendações para os 184 municípios.

Fonte: g1 CE

Post a Comment