O tumor maligno teve repercussão após Tiago Leifert, ex-apresentador do Big Brother Brasil, expor o diagnóstico sobre o câncer em sua filha, Lua.

O retinoblastoma, popularmente conhecido como câncer de olho, é um tipo de tumor maligno que se forma na retina, parte posterior do globo ocular. É comum que a doença se manifeste até o terceiro ano de vida da criança. Na grande maioria dos casos, ainda no primeiro ano de vida.

A médica pediatra do Sistema Hapvida, Silvana Soares, esclarece: “O teste do olhinho é um teste de triagem neonatal feito na maternidade onde pode se levantar suspeitas de doenças como catarata congênita, glaucoma e o retinoblastoma. Mas, infelizmente no Brasil, a maioria dos casos de retinoblastoma são diagnosticados tardiamente. Devo lembrar que o teste do olhinho não substitui o acompanhamento com um oftalmologista, muitas vezes, o teste não consegue identificar lesões pequenas ou que se encontram na periferia da retina”.

O tumor pode acontecer de duas formas: hereditária - onde a criança herda a doença de algum familiar que tenha adquirido o gene do retinoblastoma; ou esporádica - onde ela sofre mutação ainda na gestação, levando ao desenvolvimento do câncer de olho. É de extrema importância que os pais busquem um médico pediatra e realizem o teste do olhinho. 

Em entrevista ao G1, a jornalista Daiana Garbin, mãe de Lua (1 ano e 3 meses), relata o caso da filha: “A gente já fez quatro sessões de quimioterapia, a quimio intra-arterial, como se fosse uma cirurgia, um cateterismo. Os médicos levaram o remédio até o olhinho. Por isso que não tem tantos efeitos colaterais”.

Não sabemos quantas sessões vão ser necessárias. O tratamento é um passo por vez, mas a gente está muito confiante, tem muita fé e tem certeza total da cura da nossa filha, afirma Daiana.

O teste é rápido e indolor, basicamente, o especialista observa, através de um aparelho, uma luz projetada no olho do recém-nascido. Se a luz refletida for avermelhada (devido aos vasos sanguíneos) o bebê está saudável, se a luz for esbranquiçada o bebê possui anomalia e deverão ser realizados novos exames para o diagnóstico.

Assessoria ComMonike

Post a Comment