Por Patrícia Mirelly

Para evitar aglomerações e não expor os fiéis ao vírus da Covid-19, a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, suspendeu a procissão das velas e a possibilidade de carreta com a Imagem da Santa neste dia 2 de fevereiro de 2022 (quarta-feira), mas concederá a bênção das velas ao final de cada missa que será rezada em oito horários diferentes, na Basílica e na Capela do Socorro.

“Pedimos que aqueles que trouxerem as suas velas acendam às 18h, na sala do Santo ou em outro local seguro, na intenção de que Nossa Senhora nos ajude a superar essa pandemia e acolha a alma dos que foram vitimados por ela”, diz o pároco e reitor, Padre Cícero José da Silva.

Orientação

Os fiéis que forem participar das missas devem estar atentos aos protocolos contra a Covid-19: uso de máscara cobrindo nariz e boca, álcool gel e distanciamento social.

A Basílica terá missa às 5h, às 7h, às 9h e às 15h; já na Capela do Socorro as missas serão rezadas às 7h, às 10h, às 15h e 17h.

Tradição

Para os devotos e romeiros as velas levadas em procissão no dia 2 de fevereiro simbolizam a “esperança”. Eles percorrem as ruas do centro da cidade, ao fim da tarde, concluindo as celebrações litúrgicas da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro que festeja a “Apresentação do Senhor” lembrando da passagem bíblica na qual Simeão proclama Jesus como “luz das nações”, quarenta dias após o Natal. Por causa dessa simbologia, em Juazeiro, o percurso ficou conhecido como “Procissão da Luz”. A tradição foi incentivada pelo próprio Padre Cícero Romão Batista.

Post a Comment