Será realizada nesta terça-feira (8 de fevereiro de 2022), a partir das 15h, no auditório da sede do Geopark Araripe, em Crato, a solenidade de entrega de fósseis apreendidos em inquéritos da Polícia Federal. O evento acontece através da Universidade Regional do Cariri (URCA), Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Geopark Araripe e Polícia Federal.

A solenidade contará com a presença do Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Professor Alysson Pinheiro, e o delegado da Polícia Federal, Denis Colares de Araújo.

Durante o ano passado, foram devolvidos à URCA, através do Museu de Paleontologia, e Geopark Araripe, cerca de 500 peças fossilizadas que passaram a fazer parte da reserva técnica do equipamento e exposição do Museu, além de material de estudo. As peças deverão ser catalogadas pelo Museu e objetivo de pesquisa através do Laboratório de Paleontologia da URCA, recentemente reformado e ampliado, através de parceria com a Transnordestina.

Somente no mês de agosto de 2021, foram repassados 300 fósseis apreendidos em operação da Polícia Federal, durante solenidade com a presença do Ministério Público Federal (MPF), Superintendência da Polícia Federal (PF), Geopark Araripe e a direção do Museu de Paleontologia, que desenvolve a campanha permanente Lugar de Fóssil é no Museu.

Em outubro de 2021 foi realizada a entrega de mais 35 peças fósseis, repatriadas dos Estados Unidos, entregues pela Universidade do Kansas, uma delas a aranha Cretapalpus vittari — que homenageia a cantora Pablo Vittar. Esse material havia saído ilegalmente do Brasil e retornou para o seu lugar de origem, ficando a partir de agora sob a salvaguarda da instituição. O fóssil pertence a uma aranha da família Palpimanidae, oriunda da Chapada do Araripe, no Ceará. O exemplar é o mais velho registrado em toda a América do Sul, sendo datado da Era Mesozóica (que ocorreu entre 250 e 65 milhões de anos atrás).

Outras peças foram repassadas ao Museu por moradores, trabalhadores e responsáveis por minas de calcário, principalmente nas cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri, onde estão localizadas grande parte das minas na região.

Serviço:

Solenidade entrega de fósseis

Local:  Auditório do Geopark Araripe

(Rua Carolino Sucupira s/n – Pimenta – Crato – CE)

Horário: 15h

Post a Comment