O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), recebeu em seu gabinete, na manhã de sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno. A finalidade foi debater ações em conjunto que estão sendo desenvolvidas entre a URCA e a SEMA, especialmente os Estudos Técnicos que estão encampados por um grupo de professores e pesquisadores da URCA para fins de criação de 5 (cinco) Unidades de Conservação (UC) no Sul do Estado do Ceará.  

Na oportunidade, o Reitor agradeceu a parceria da SEMA e afirmou que os “estudos de criação da APA do Horto do Padre Cícero foram devidamente entregues dentro do prazo previamente pactuado e agora estamos organizando a Consulta Pública, para ampliar os canais de diálogo com a comunidade local”. A referida Consulta Pública será realizada no dia 07 de março de 2022, de forma remota e transmitida pelo Canal Oficial da URCA, a partir das 14 horas.

Conforme o Reitor, na sequência serão realizados os estudos para a criação das UCs do Caldeirão, Boqueirão de Lavras da Mangabeira, Riacho do Meio e Vale dos Buritis, e destacou a disposição da URCA para a ampliação do rol de parcerias.

Esteve presente na reunião a equipe de Coordenação dos Estudos Técnicos, composta pelo Professor Edmar Pinheiro, Coordenador Geral, e pelos Coordenadores Executivos, Nivaldo Soares, Janeide Ferreira e Fábio Yamada.

A Equipe Técnica da URCA que está realizando os levantamentos científicos para a criação das UCs é composta pelo biólogo João Calixto, Karina Vieira (Bióloga),  Rafael Becker (Biólogo), Antônio Pereira (Geógrafo), Silvana Queiroz (Economista), Patrício Melo (Advogado), Jefferson Marinho (Advogado), Zósimo Queiroz (Advogado), Rafael Celestino Soares (Geógrafo), Daniely Guerra (Geógrafa), Pedrina França Pereira (Historiadora e Pedagoga) e Ana Luísa de Brito (Estagiária).

Post a Comment