A Defesa Civil de Várzea Alegre informou nesta manhã de segunda-feira, 14 de março, que os trabalhos de avaliação dos impactos causados pelas chuvas de sábado, 12 de março, que atingiram mais diretamente as comunidades dos distritos de Naraniú e Canindezinho, continuam.

No sábado, segundo a Funceme - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a chuva em Várzea Alegre foi de 70mm. Porém, há registros em pluviômetros de particulares, de chuvas superiores a 200mm na região de Canindezinho.

Com essas chuvas intensas, pequenos açudes e barragens arrombaram, com as águas sendo recebidas pelo açude Caraíbas, o maior reservatório da região.

O açude sangrou forte, com o volume das águas ultrapassando os limites do sangradouro, causando as inundações.

Segundo o levantamento da Defesa Civil do município, que atua em parceria com a Defesa Civil do Estado do Ceará e da Prefeitura de Várzea Alegre com as secretarias municipais de Assistência Social e de Infraestrutura, na região de Canindezinho, a mais afetada pelas enchentes, 54 famílias estão desalojadas.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), disse nesta manhã, que as águas estão baixando porque não choveu na noite de sábado e nem no domingo, possibilitando avaliar a situação das estradas, pequenos açudes que arrombaram, residências que foram inundadas e perdas das plantações.

Para as famílias mais atingidas, a Assistência Social do Governo Municipal, iniciou distribuição de cestas básicas.

O prefeito anunciou que em parceria com a iniciativa privada, será feita uma campanha para arrecadação de alimentos e doações para ajudar as pessoas reporem os estoques de alimentos e alguns objetos essenciais perdidos com as cheias.

Para essa campanha, segundo Zé Helder, será formado um comitê para gerenciar as doações.

Zé Helder informou, que nesta manhã de segunda, a Secretaria de Infraestrutura realiza reforço do sangradouro de um açude na comunidade de Várzea de Dentro, em Canindezinho. Caso esse açude arrombe, poderá impactar ainda mais a população.

Post a Comment