Foto: Pedro Paulo Vieira

Quem estava acostumado com a ciclofaixa no canteiro central próximo ao Mercado Público Governador Gonzaga Mota, também conhecido como Mercado do Pirajá, estranhou a mudança no local. O trecho entre a avenida Castelo Branco e a rua Jacinto Rocha agora, se transformou em estacionamento.

A obra faz parte de um conjunto de mudanças que o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro do Norte (Demutran) realiza naquele perímetro. Inicialmente, os motoristas podem estranhar a mudança, pois estacionar no canteiro central de avenidas fere o artigo 181, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entretanto, segundo o artigo 89, inciso III, diz que a sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: "as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito”, com isso, com a sinalização, passa a ser permitido estacionar no local.

Com a mudança realizada pelo Demutran, agora será permitido estacionar pois, o trecho contará com a sinalização que permite o estacionamento. A ciclofaixa será realocada. A via sentido norte-sul (Centro-Lagoa Seca), ficará no canteiro central, mas do lado do Pirajá. Já a via sentido sul-norte (Lagoa Seca-Centro), será realocado para o a lateral do mercado. O Demutran implementará a sinalização vertical e horizontal do local ainda esta semana.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza uma série de mudanças no entorno do Mercado, desde o ordenamento das barracas até as alterações no trânsito. “Pela mudança da infraestrutura em torno do Mercado do Pirajá, o objetivo da mudança foi dar uma melhor acessibilidade aos pedestres e ciclistas. Está previsto um calçadão, estacionamento e a ciclofaixa, todos com mais segurança e que proporcionaram uma melhor acessibilidade tanto para os pedestres como os ciclistas”, destaca o diretor do Demutran, Ednaldo Moura.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment